ambiente sustentável universidade

Universidade SUSTENTÁVEL


Resumo escrito por:tattymori
Em um mundo globalizado, onde a tecnologia é ultrapassada a cada momento, temos que pensar em meios naturais de tornar ambientes mais agradáveis de forma a contribuir com a atmosfera local, então por que não ultrapassar certas barreiras também e não tornar a universidade um local agradável e com uma idéia globalizada. Onde nossos telhados são baseados em grama.
Passado os anos o clima mundial está mudando constantemente, em conseqüência buscamos meios de contornar essa situação obtendo um ambiente agradável sem causar tantos danos como no caso do ar-condicionado, que ajuda o aquecimento global, e aquecedores elétricos, que queimam o oxigênio do ambiente.
Estudiosos obtiveram a ideia do uso do “telhado verde” como um meio sustentável que harmoniza o ambiente não apenas em dias quentes, mas também em dias frios.
O telhado verde requer infra-estrutura adequada, e não é apenas sair plantando grama no telhado e, a obra exige a instalação de uma estrutura especifica em cada caso. Por exemplo, se a casa for uma laje, é preciso impermeabilizar, se for telhado de cerâmica, é preciso retirá-las e colocar placas de compensado, os quais serão base para a cobertura vegetal. Onde serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas, para impedir que o substrato escorra, e de impermeabilização, para evitar infiltrações na casa, e dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto de um telhado verde, que ajuda a reduzir o barulho dentro de casa e a manter a temperatura constante.
Oferecendo assim conforto térmico no interior do ambiente garantindo temperaturas agradáveis sem o uso de aparelho ar-condicionado ou aquecedor elétrico. E mesmo quando no exterior do ambiente faz muito calor ou frio, a gramínea age como uma manta protetora proporcionando um ambiente interno aconchegante e termoacústico.
Pensando nisso, e tendo como exemplo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, onde a temperatura varia muito fazendo excessivo calor e frio ao decorrer do ano pensa-se no telhado de grama como uma idéia viável e confortável de seguir, onde proporcionaria um clima agradável e diminuiria o uso de ventiladores e ar-condicionado nas salas de aula, além de ser uma idéia sustentável e ecológica, fazendo seu papel na ajuda de um meio ambiente menos prejudicado. Pois ele ajuda a combater as ilhas de calor, ajuda na resistência de chuvas de granizo e aos fortes ventos.
Apesar das mudanças climáticas, com a própria natureza podemos climatizar os ambientes, onde existem muitas idéias que nos ajudam a criar um planeta sustentável, harmonizando homem e natureza em um mesmo lugar sem completa devastação. Criando assim um lugar viável e em completa sintonia com a natureza.

Universidade SUSTENTÁVEL Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2236385-universidade-sustent%C3%A1vel/

Comentários