novas imagens de Ceres planeta anão

Band.com.br: "Crateras e manchas brilhantes misteriosas apareceram nas últimas imagens de Ceres, planeta anão do Sistema Solar, capturadas pela sonda Dawn da NASA. As imagens foram registradas no dia 12 de fevereiro a uma distância de 52 mil milhas (83 mil km) do planeta-anão, o que coloca questões intrigantes para a equipe de cientistas que tenta explorar como a nave espacial se aproxima de seu destino.



"À medida que lentamente nos aproximamos de Ceres, descobrimos que ele nos enganou”, disse Chris Russell, principal investigador da missão Dawn baseado na UCLA.



Enquanto a nave espacial proporciona melhores imagens e outros dados, a equipe de ciência investigará a natureza e composição do planeta anão, incluindo a natureza das crateras e pontos brilhantes que estão chegando em foco. As imagens mais recentes, que têm uma resolução de 4,9 milhas (7,8 quilômetros) por pixel, representam as opiniões mais afiadas de Ceres até à data.



A nave espacial explorou o asteróide gigante Vesta por 14 meses em 2011 e 2012. Os cientistas ganharam numerosas informações sobre a história geológica do corpo e viram a sua superfície de crateras em grande detalhe. Ao comparar Vesta e Ceres, eles irão desenvolver uma melhor compreensão da formação do sistema solar.

"



Principal investigador da missão, Chris Russell disse que Ceres tem enganado os cientistas / Divulgação/NASA/JPL