"Azia": O que é? Como evitar?

"Azia": O que é? Como evitar?


 por:Ramoz
A azia é um dos problemas mais frequentes nos dias que correm. Uma alimentação descuidada é o principal factor que nos leva a ter aquela sensação de queimadura na garganta que tão desagradável é.
"A azia é uma sensação de queimadura causada por um processo irritativo ou inflamatório do esófago, em consequência das agressões sofridas por uma alimentação inadequada".
Este fenómeno acontece devido ao facto de a musculatura que separa o estômago do esófago não se encontrar a funcionar correctamente, o que origina um refluxo do ácido do estômago para o esófago dando-nos a sensação de ardor seguida de uma consequente má disposição.
Como tratar a azia?

O tratamento da azia passa necessariamente pela correcção dos hábitos alimentares não havendo uma total proibição de algum alimento em específico mas sim uma moderação controlada do consumo dos alimentos que dão origem ao problema em questão em cada caso específico, visto que existem factores individuais que determinam que cada pessoa seja mais susceptivel a determinado alimento.

O tratamento da azia começa com a moderação do consumo de:

- alimentos gordurosos (fritos, bolos, etc)
- frituras (alimentos fritos em óleo, azeite, margarina)
- temperos nos alimentos
- frutas ácidas (citrinos)
- bebidas alcoólicas (quanto maior o teor de álcool da bebida pior)
- tabagismo
- café, chá, refrigerantes tipo cola e cafeinados
- chocolate
- tomate e molho de tomate
- hortelã.
Determinadas acções podem também ajudar a diminuir ou eliminar a azia, nomeadamente:

- não adoptar a posição deitada quando se termina uma refeição de modo a permitir que o estômago vazie e reduza a produção de ácido (aguardar entre 1h a 2h)
- a ingestão de bebidas gasosas durante a refeição
- excesso de peso, a gordura acumulada excerce pressão sobre o estômago promovendo o refluxo do ácido para o esófago
- o uso de roupas apertadas na zona do abdómen promovem o refluxo e consequente azia
- comer devagar e fazer refeições leves
- adopte uma posição erecta durante as refeições
- levante-se e caminhe após alimentar-se
- evitar o jejum prolongado
- não estar muito tempo sem comer fazendo pequenos lanches entre as principais refeições
A medicação pode ser também uma ajuda que poderá ser usada sempre auxiliando uma correcta alimentação em casos de maior abundância dos sintomas
Os medicamentos mais indicados, nos casos em que o simples controle de dieta e peso não resolvem, são os antiácidos e remédios específicos que controlam a secreção gástrica.Consulte um técnico de saúde que lhe indique o que deve tomar.

Práticas como o consumo de leite e bicarbonato de modo a aliviar os sintomas são más práticas que apenas vão camuflar o problema que cerca de 1 a 2 horas depois voltará de uma forma ainda mais acentuada.

A consulta de um especialista, prática de exercício físico, bons hábitos alimentares, evitar o consumo de álcool e de tabaco, são práticas que o ajudarão a atingir a solução para este problema. 

Fonte: nutriHealthCare (http://nutrihealthcare.blogs.sapo.pt/)
"Azia": O que é? Como evitar? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1634120-azia-que-%C3%A9-como-evitar/

Comentários