O Mundo de Sophia

O Mundo de Sophia

Resumo escrito por:DaniFerrer
  • O Mundo de Sophia (Jostein Gaarder)

Através de um curso de filosofia por correspondência, destinado a uma menina chamada Sophia , o autor nos envolve e nos relembra linearmente os estudos de filosofia.Um homem misterioso, através de um cachorro chamado Hermes, envia à menina lições de filosofia e sempre cria situações onde ela vivencia na pratica as lições estudas. Há sempre um mistério a ser desvendado, dentro de um contexto onde se usa o conhecimento filosófico pra se chegar á uma conclusão. E assim junto com Sophia Vamos estudando desde os primeiros filósofos ate pensadores recentes:
Primeiros filósofos:
Os primeiros pensadores procuravam uma substancia básica da qual tudo teria surgido.
Tales: “ A água e a origem de todas as coisas”
Anaximandro: Achava que o nosso, era só mais um mundo que surge de alguma coisa e se dissolve nessa alguma coisa que ele chamava ”infinito”.
Anaxímenes:” A substancia básica é o ar”
Parmênides: “nada pode surgir do nada, nada pode mudar”
Heráclito de Eféso: “Tudo flui. Tudo esta em movimento e nada dura pra sempre’’. “Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio”. Porque nem o rio nem nós seremos mais o mesmo.’’Tanto o bem quanto são necessários ao todo. Sem a constante interação dos opostos o mundo deixaria de existir.’’
Empédocles: ” Todas as transformações na natureza seriam resultado da interação de quatro elementos:água ar fogo e terra.”
Anaxágoras: “Tudo pode ser dividido em partes ainda menores, mas mesmo nas menores partes existe um de tudo.”
Demócrito: Precursor da teoria atômica.
Ate aqui foram os filósofos da natureza
Heródoto e Tucidídes: Foram historiadores gregos
Hipócrates: Fundador da ciência médica. Ainda hoje ao se formarem, os médicos fazem o “Juramento de Hipócrates”
O sofistas
Sócrates: “ Só o conhecimento que vem de dentro e capaz de revelar o verdadeiro discernimento. ‘’Só sei que nada sei”. “O homem e a medida de todas coisas”. Socrates nada deixou escrito, tudo que sabemos dele, foi através de seu discípulo Platão.
Platão: ” Mundo dos sentidos” e ”mundo das idéias”, . “Alegoria da caverna”, ”a mulher tem a mesma razão que os homens, basta para isso receber a mesma educação’’.
Aristóteles: Foi aluno da academia de Platão. Mas teve idéias diferentes, inclusive, que as mulheres eram um homem inacabado e que simplesmente acomodava o feto.
Periodo Helenico: Caracteriza principalmente pela ascensão do conhecimento de forma geral, a cultura grega e torna dominante na macedônia na síria e no Egito.Desapareceram as fronteiras do conhecimento, culturas e povo se misturam
Algumas correntes filosóficas surgidas nesse o período:
Os cínicos: a verdadeira felicidade não esta nas coisas causais e efêmeras
Os estóicos: O direito natural baseia-se na razão atemporal do homem e do universo e vale para todas as pessoas.
Os Epicureus: ” O bem supremo é o prazer”. O prazer de uma amizade, de admirar o belo,e os ideais gregos de auto controle.
Neoplatonismo: Corrente inspiradas nas idéias de Platão.
Spinosa : “Deus é o mundo”
O autor nos fala ainda de muitos outros pensadores, situando os em suas épocas: Renascimento, Barroco, Iluminismo e Romantismo. Destacando as idéias e implicações delas para o curso da historia.
Há filósofos, historiadores, cientistas, religiosos e todos que de alguma forma influenciaram, questionaram, e fizeram pensar. Pois esse é o intuito da Filosofia. E no final, nossa heroína ,Sophia, descobre que ela na verdade não existe, que é fruto da imaginação de certo Major que escreveu um livro de filosofia para sua filha. Bem... mas então Sophia existe na mente do Major... não?

O Mundo de Sophia Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/romance/2434001-mundo-sophia/

Comentários