Estratégias Didáticas

Estratégias Didáticas


 por:LuizCarlosPereira
Diariamente os professores são confrontados com vários fatores comportamentais que impedem o aluno de assimilar o que é ensinado em sala de aula. Inibição e dispersão estão entre os principais problemas que prejudicam o relacionamento professor/aluno.
Acredita-se que a inserção de novas estratégias didáticas e do teatro possam ser recursos facilitadores da aprendizagem que ajudam no combate desses problemas e diminuem a distância interpessoal.
Trabalhamos com a ideia de que a expressão teatral também deve ser considerada como objeto didático, já que consegue favorecer e desinibir os tímidos e abrandar os hiperativos. No entanto, para que haja eficácia na didática aplicada, é necessário que a dramatização esteja de acordo com o nível escolar e faixa etária de cada aluno.
O cenário pode ser natural e de acordo com o tema da aula a ser ministrada. A prática da oralidade na educação é um dos objetivos específicos que deve ser trabalhado enfaticamente, os alunos devem ser provocados sutilmente para o trabalho da oralidade em sala de aula.
O gosto pela leitura também deve ser um diferencial para que o desempenho escolar seja eficaz e que ajude a acalmar os ânimos e a impulsividade, de modo geral. É de grande importância que o professor procure livros e textos interessantes, divertidos e que agucem a curiosidade para novas leituras. A escolha dessa literatura deve ser cuidadosa e perspicaz para que provoque a reação critica e reflexiva tanto do professor quanto de seus alunos.
O desenvolvimento de um trabalho didático consistente e prazeroso proporciona ao aluno diferentes formas de aquisição de conhecimentos através da leitura. A dramatização, para os jovens, é um estímulo agradável para a leitura e a escrita, já que a maioria sente dificuldade em se expressar através do texto descritivo, narrativo ou dissertativo.
O mecanismo da leitura associado ao teatro auxilia na conjugação verbal, na dicção, na clareza das ideias e na formação de palavras, além de conseguir uma desinibição natural importante para a vida escolar e social do aluno.
Didaticamente falando, uma aula dinâmica, aparentemente informal e descompromissada com livros didáticos e roteiros, rende muito mais e gera resultados positivos superiores àqueles conseguidos em uma aula formal. Com isso entendemos que os resultados didáticos devem se afastar do convencional e partir para novas ideias e conceitos dentro das salas de aula.
A inserção da informática como recurso criativo no ensino também se tornou um meio de aprendizagem viável e moderno do ponto de vista pedagógico, todo o professor tem e deve, sempre que possível, trabalhar com seus alunos a importância da multimídia na aquisição de conhecimentos, apesar de ainda encontrar muita resistência por parte dos mais conservadores.
É fundamental que o professor disponha de conhecimentos e habilidades pedagógicas que podem ser obtidas e aperfeiçoadas mediante leituras constantes e cursos específicos. Estes conhecimentos e habilidades podem ser definidos como requisitos técnicos e envolvem alguns itens:
a) A capacidade de estabelecer relações entre o que ocorre em sala de aula com processos e estruturas mais amplas. Isto implica a análise dos objetivos a que se propõe, bem como dos problemas que interferem em sua concretização.
b) A eficiência no planejamento de ensino. O professor precisa ser capaz de prever as ações necessárias para que o ensino a ser ministrado por ele atinja os seus objetivos. Isto exige preparação de um plano de disciplina eficaz.
c) O professor deve conhecer as vantagens e limitações de cada método de ensino e utilizá-los nos momentos adequados.
d) A importância do conhecimento de técnicas de avaliação. Não se pode conceber ensino sem avaliação no final do curso, sem deixar de lado a avaliação formativa, que se desenvolve ao longo do processo letivo e que tem por objetivo facilitar a aprendizagem.

Estratégias Didáticas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2422453-estrat%C3%A9gias-did%C3%A1ticas/

Comentários