Doenças infecciosas e parasitárias

Doenças infecciosas e parasitárias - Amebíase

Resumo escrito por:DraJuliaKampbel
Amebíase
A amebíase é uma infecção causada por protozoário que se apresenta sob duas formas: cisto e trofozoíto.
O agente etiológico é a Entamoeba histolytica e o reservatório é o homem.
O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal, leve ou moderado, com sangue ou muco nas dejeções, até uma diarréia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucóide, acompanhado de febre e calafrios.
Em casos graves, as formas trofozoítas se disseminam pela corrente sanguínea, provocando abscesso no fígado, nos pulmões ou cérebro. Quando não diagnosticadas a tempo, podem levar a óbito.
As principais fontes de infecção são a ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros.
A falta de higiene domiciliar pode facilitar a disseminação de cistos nos componentes da família.
Os cistos, no interior do hospedeiro humano, liberam os trofozoítos. Quando isto ocorre no ambiente, eles permanecem viáveis ao abrigo de luz solar e em condições de umidade favoráveis, durante cerca de 20 dias.
A profilaxia é impedir a contaminação fecal da água e alimentos por meio de medidas de saneamento, educação em saúde, destino adequado das fezes e controle dos indivíduos que manipulam alimentos.
Lavar as mãos, após o uso do sanitário e lavar cuidadosamente os vegetais com água potável, deixando-os imersos em hipoclorito de sódio a 2,5%, durante meia hora, para eliminar os cistos.

Doenças infecciosas e parasitárias - Amebíase Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/epidemiology-public-health/2430338-doen%C3%A7as-infecciosas-parasit%C3%A1rias-ameb%C3%ADase/

Comentários