Across the Universe

Across the Universe

 por:LucasWillian
Para um bom musical nada mais apropriado que as canções da maior banda de todos os tempos, não é? Com isso, Across the Universe é um filme todo voltado aos anos 60 pondo em pauta, claro, toda a turbulência daquela década com uma história recheada de referência aos beatles, não só nas músicas mas também em nomes dos personagens e até em diálogos.
O filme começa do local de formação da banda, Liverpool, com a decisão de Jude (Jim Sturgess) de encontrar seu pai nos EUA e em meio a essa busca ele acaba conhecendo Max ( Joe Anderson), um jovem estudante rebelde da mesma universidade onde o pai de Jude trabalharia. Os dois logo se tornam amigos onde entra em cena Lucy ( Evan Rachel Wood), irmã de Max e o par romântico de Jude. Os três, logo, se mudam para Nova York encontrando-se com um grupo de pessoas que simbolizam bem os jovens da época como a homossexual Prudence, a cantora Sadie e o guitarrista Jo-jo, esses dois últimos como clara referência de Janis Joplin e Jimi Hendrix.
Logo, os grandes acontecimentos da década vão se desencadeando como a Guerra do Vietnã, a morte de Martin Luther King, os movimentos de contra-cultura que marcaram tanto a história desses jovens como a de todo o mundo pondo em choque também o romance de Jude e Lucy.
O filme evolui gradualmente às musicas dos Beatles, desde a era ingênua de músicas simples, passando pela viagem psicodélica a bordo do ônibus de Dr. Robert, o peso da liberdade na canção I Want You (She's so Heavy) em que max fora convocado para a guerra por uma imagem dele entre outros jovens carregando com dificuldade a Estátua da Liberdade enquanto se ouve suas vozes cantando 'ela é tão pesada'. De encher os olhos.
Todas as canções são interpretadas pelos próprios atores, cada um protagonizando uma musica que é perfeitamente encaixado no desenrolar do filme e dos acontecimentos da época. O filme vai perdendo seu ritmo inicial, um pouco pelas 34 musicas quase que todas tocadas integralmente mas nada que o estrague, tanto que para os fãs é uma bela produção com interpretações marcantes em musicas como Let it be, If i Feel, Hey Jude, Strawberry Fields Forever, Happiness is a Warm Gun e também com desfecho de todos cantando em um terraço de um prédio, como os próprios Beatles, All You Need is Love com o grito de She Love You de Max para Jude ao mostrar Lucy como prova da superação do casal sobre as tramas do filme.
Across the Universe Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/entertainment/musicals/2433596-universe/

Comentários