Resumo do Livro "Senhora"

Resumo do Livro "Senhora"


Resumo escrito por:LeaoAlvinegro
Aurélia Camargo, era uma moça pobre, que ficou rica, após a morte de seu avô, que lhe deixou uma herança. Morava com D. Firmina Mascarenhas, um tipo de "mãe de encomenda", pois era órfã.

Seu Tio, o Senhor Lemos, era seu Tutor. Aurélia chama Lemos para discutir sobre seu casamento. Ela mostra-lhe algo relacionado para a obtenção da permissão do futuro marido.

Solicita que Sr Lemos ajude-a a acabar com o casamento de Adelaide e um rapaz recém chegado ao Rio de Janeiro. Falando que Adelaide ama verdadeiramente Torquato Ribeiro. Pede a Lemos para dar 50 contos de réis a Torquato, pois quer se casar com o prometido a Adelaide. O escolhido por Aurélia, deve ser procurado por Lemos,ter os 100 contos de réis propostos, além de um casamento com separação de bens, com segredo de quem faz a proposta.

O Pretendido por Aurélia é Fernando Rodrigues de Seixas, um rapaz que ela havia conhecido na infância. Ficou Órfão aos 18 anos, abandonou o terceiro ano de direito em São Paulo, ocupando o cargo de jornalista. Leva vida simples em sua casa, mas na sociedade apresenta-se como rapaz rico.

De cara, Seixas ameaça não aceitar o acordo. Mas dias depois, contantoque lhe adiantassem vinte contos de réis, ele aceitaria a proposta. E foi aceita. Esse adiantamento se deu, pois Seixas precisava do dinheiro para dar à irmã um dote para seu casamento. Seixas sente-se humilhado, triste, mas teme a pobreza, e confirma o acordo.

Recebe os Vinte contos de réis, e é apresentado a futura noiva. No caminho Seixas se sente humilhado. Lemos diz que a noiva, desconhece o acordo. Alguns dias após, o pedido de casamento é oficializado e Aurélia aceita. A Sociedade fica abalada com a notícia, já que Aurélia escolheu um marido sem fortuna, sendo que tinha muitos admiradores ricos. Eles tem uma celebração modesta, os noivos sentem-se felizes. Mas quando sozinhos, Aurélia demonstra desprezo, e revela o acordo de cem contos de réis.

Emilia, mãe de Aurélia, casou-se com Pedro Camargo, médico pobre, mas filho de rico fazendeiro, que mandou buscar o filho sem reconhecer a união de ambos. Pedro não tinha coragem de enfrentar o pai, assim da fazenda deste, enviava dinheiro para o sustento da esposa e cartas amorosas. Depois de um ano separados, Pedro e Emilia se reencontram, assim nasce o primeiro filho, Emílio. Depois nasce a segunda, Aurélia.

Sem poder revelar sobre seu casamento, Emilia leva uma vida "Suspeita". Mesmo com todas as dificuldades, Pedro sustenta a família e educa bem os filhos. Depois de doze anos de convivência com a esposa e 36 anos de idade, seu pai lhe apresenta uma noiva de 15 anos filha de rico fazendeiro. Um Golpe Cruel. Pedro se esconde em um rancho e morre de febre cerebral, deixa 3 contos de réis a um tropeiro para ser levado a Emília. Esta perde a alegria de viver.

Na infância Aurélia levou vida modesta ao lado de sua mãe e irmão. Após a morte do irmão, a mãe começou a preocupar-se com o destino de Aurélia, falando da necessidade de casar-se. Aurélia atende aos apelos, e "coloca-se a janela".

Surge Fernando Seixas, que vai conquistando a atenção de Aurélia, passa a frequentar sua casa, mas sente-se constrangido em namorar moça tão pobre. Também existe Eduardo Abreu, rico, que encantado por Aurélia, pede-a em casamento, mas Aurélia ama Seixas. Seixas sabendo do interesse de Abreu por Aurélia, prefere perdê-la do que fazê-la sofre com sua pobreza. Mas quando fica sabendo da recusa da garota, a pede em casamento.

Lemos interfere nos acontecimentos e quando encontra o pai de Adelaide fala sobre as vantagens do casamento da moça, prometida a outro, com Seixas. O Pai de Adelaide não gosta do pretendente da filha, Dr Torquato Ribeiro, pobre, não tem muito futuro pela frente. Interessa-se por Seixas, e apresenta-o em casa. Seixas calcula as vantagens do casamento com Adelaide, quando lhe é oferecido, 30 contos de réis, aceita imediatamente. Aurélia recebe uma carta em anônimato dizendo que Seixas a trocou por 30 contos de réis.

Aurélia fica triste, mas reencontra o avô, que decidiu reconhecer mãe e filha. Sua mãe e seu Avô falecem. Aurélia recebe a visita de um comerciante, que lhe traz um testamento, de seu avô, Lourenço de Sousa Camargo. Neste testamento ela era reconhecida como herdeira dos bens de Lourenço. Vários parentes aproximam-se de Aurélia quando sabem da herança, inclusive tio Lemos, munido de uma nomeação para ser seu tutor. Aurélia passa a morar com D.Firmina, uma parenta afastada.

Aurélia ameaça recusar a tutela de Lemos, mas acha interessante ter um tutor. Aceita-o sob a condição de jamais ter de viver com a família que tanto desprezara a mãe. Seu casamento com Seixas é acertado, e o acordo ela revela que sabia na noite de núpcias, além de revelar o desgosto com o moço. Seixas afirma não amá-la diante da fúria de Aurélia, diz estar pronto pra atender suas ordens. Aurélia ordena que ele retire-se. Vivem sob aparência de um casal feliz, mas levam vidas separadas, quando longe do convívio social.

Depois de meses, Seixas fica sabendo que tem direito a 20 contos de réis, de um negócio feito quando solteiro. Pede um encontro com a esposa, e lhe devolve, com juros, os 100 contos de Réis. Aurélia declara-se, diz que perdoa-o, pede que ele ame-a e mostra seu testamento como prova de que não o engana, passava-lhe tudo o que tem. Se beijam e se dão por felizes.
Resumo do Livro "Senhora" Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/romance/2431804-resumo-livro-senhora/

Comentários