Quer Tomar Um Café?

Quer Tomar Um Café?


Resumo escrito por:PaulaMelo
O café faz parte da vida da maioria das pessoas, tanto assim que após o almoço, nas pausas saúde no local de trabalho e encontros sociais não podem ocorrer sem se servir café. Mas donde é então este rei das nossas manhãs dormindo?

Cabras excitadas...

O café provém de um arbusto originário da Etiópia ou da África tropical. Nós realmente não sabemos muito sobre a história do café, mas muitas lendas decorrem para esta finalidade. Diz-se que um pastor teria notado que suas cabras se tornavam excitadas depois de comerem as bagas do arbusto em questão. Um monge também observou a agitação das cabras, isso deu-lhe a idéia de ferver os grãos para obter uma poção para ser capaz de ficar acordado durante as noites de oração. Café hoje é uma parte importante do comércio mundial, a tal ponto de ser classificado em segundo lugar atrás do petróleo. O maior produtor de café é, obviamente, o Brasil, mas também é cultivado na Colômbia, no continente Africano e nos países asiáticos.

Grãos colhidos à mão

As bagas de café são de cor vermelho-cereja escuro. Estes frutos contêm dois pequenos grãos verdes, que são cuidadosamente colhidos à mão e armazenados para a produção de café. Os grãos são deixados a secar, e em seguida, vão para torrefacção, que é, de facto, uma etapa em que o café é torrado para libertar os seus aromas e sabor. Na realidade, o café tem de se torrado para se tornar bebida. Duas espécies de café dominam a maior parte do mercado, ou seja, arábica e robusta. Arábica constitui cerca de 75% do mercado, já que é muito popular por seu sabor suave e fino. Seu teor de cafeína também é um pouco menor do que o de robusta. Designa-se o café segundo a sua variedade ou o seu lugar de cultura e de origem, daí os nomes java, de Colômbia, moca, do Brasil...

Os efeitos do café


Os grãos de café contêm centenas de substâncias diferentes. Obviamente, a cafeína permanece como a mais conhecida, mas há também os taninos e óleos. A cafeína pertence à família da xantina, estimulantes que actuam sobre o sistema nervoso e também sobre o sistema respiratório. A cafeína age também como um diurético, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, aumenta a frequência cardíaca, aumenta o trabalho muscular e retarda a fadiga muscular e cerebral. Ele estimula a secreção gástrica e promove ainda insónia, nervosismo e dores de cabeça. Além disso, o café limita a absorção intestinal de ferro e cálcio, dois nutrientes, cujas necessidades são particularmente difíceis de preencher, especialmente entre a população feminina. A cafeína é viciante e pode causar dores de cabeça e uma sensação de depressão em pessoas que decidem limitar o seu consumo. As pessoas que consomem café são capazes de ver os efeitos deste último, já que fazem-se sentir de forma mais acentuada. É importante ressaltar que o café não é o único alimento que contém cafeína. Ele também é encontrado em outros alimentos, como o chá, chocolate castanho e refrigerantes. Até mesmo alguns medicamentos, como diuréticos, analgésicos, remédios contra resfriados contêm isso. Se se deseja reduzir os efeitos da cafeína, é importante reduzir também outras fontes de cafeína. Certamente, a principal fonte de cafeína permanece no café, a cerca de 75% do consumo de cafeína. Além disso, o café continua a ser uma bebida social e não é raro que pessoas consumam até 15 chávenas por dia, ao contrário do chá ou refrigerantes.

Café na cozinha

Finalmente, o café também é usado para dar sabor a certas preparações culinárias, como bolos, biscoitos, cossetardes, etc. Seu sabor característico fez dele um rei na cozinha, no restaurante e no trabalho. No entanto, o cuidado de consumir com moderação, até mesmo explorar outras bebidas quentes, como chás, sucos de frutas quentes e picantes, bebidas de cereais, leite quente. Beneficia-se também com o café entre as refeições para evitar que ele bloqueie a absorção de nutrientes consumidos através dos alimentos.
Quer Tomar Um Café? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/computers-and-internet/2431182-quer-tomar-um-caf%C3%A9/

Comentários