Porque que choramos?

Porque que choramos?


 por:RenatoValentim
Porque que choramos ?

Independentemente do motivo todos os seres Humanos choram ao longo da sua vida, seja por felicidade, seja por reflexo ou simplesmente pelo final do nosso filme ou série televisiva favorito. Mas a verdadeira incógnita jaz no porque que isso acontece ?

Um reconhecido cientista, denominado Oren Hasson (biólogo que trabalha na Universidade de Tel Aviv) , afirma que "as lágrimas têm sido mostrados para melhorar a interpretação de tristeza que é inferida através de expressões faciais [..]". O derramamento de lágrimas em detrimento das emoções é uma capacidade exclusiva do ser Humano. Antigamente achava-se que as lágrimas aconteciam para remover substâncias químicas ou hormonais do organismo apenas ( o que não significa que essa afirmação não esteja correta, mas está simplesmente incompleta).

O derramamento de lágrimas, biologicamente falando, ocorre aquando da excitação das glândulas lacrimais, situadas atrás das pálpebras. Excitação essa que pode ocorrer tanto pelas emoções ( aqui o telencéfalo apercebe-se que o indivíduo está a reagir emotivamente a um determinado estímulo e posteriormente o sistema endócrino liberta hormonas visando a segregação de lágrimas) ou por uma reação química como à cebola, mais propriamente ao óxido de tiopropanal ou também conhecido como propanotial-S-óxido. Aqui os nervos sensoriais da córnea, excessivamente estimulados, enviam um sinal ao cérebro de que necessitam de proteção e este de imediato envia a resposta para glândulas lacrimais que lubrificam os olhos, de modo a retirar o químico nocivo.

Em termos de conclusão, verificamos que o choro é uma característica exclusivamente Humana e uma habilidade fundamental num contexto social entre os seres Humanos, como para a proteção biológica de uma das "partes" mais complexas e fundamentais do ser Humano e dos mais complexos a nível evolutivo.
Porque que choramos? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2425862-porque-que-choramos/

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa de Som Amplificadora TRC