Os Desafios do Professor

Os Desafios do Professor


 por:LuizCarlosPereira
O papel do Professor na Educação Moderna é complexo e enfrenta desafios, a maior parte deles nada fáceis e, por causa disso, ele deve ser mais exigente e estar mais capacitado acadêmica e pedagogicamente que os mestres de outrora. Essas características são absolutamente importantes para lidar com alunos com conhecimentos e pensamentos diversos e cujos interesses refletem particularidades diferentes daquelas encontradas anos atras nos bancos escolares.
Contudo, da mesma forma que deparamos com alunos, pais e encarregados de educação reclamando uma melhor e mais acurada eficiência dos professores, esses também, esperam mais valorização tanto por parte dos alunos, dos pais e encarregados como do sistema educativo e, exigem melhores e mais recompensas em forma de prestígio, salário e boas condições de trabalho. A ausência desse retorno pode constituir a falta de discernimento para o desempenho da profissão. Evidentemente, nem todos nascem com vocação para a docência, uns a exercem com muito profissionalismo, educando seus alunos para a vida, outros nem tanto, apesar de terem habilitação acadêmica para o exercício da profissão. É necessário enaltecer e dignificar muito mais essa categoria, porém, focados num objetivo comum e contrariando Freud ao afirmar que “Professor é uma profissão impossível”.
O professor é constantemente confrontado com a questão dos limites da sua influência sobre os alunos e a reação destes, nunca previsivel, está longe de ser controlada em todos os seus aspectos. Por isso, para o êxito do seu desempenho, o professor deve utilizar todas as ferramentas de que dispõe, dentre elas, as novas tecnologias de informação e comunicação. Podemos afirmar que da imaginação do professor e de sua capacidade de situar-se no ambiente do aluno, na etapa da sua evolução psicológica, depende o êxito das suas turmas e dos seus alunos.
A citação de Augusto Cury cabe bem nesse contexto, sejamos todos “professores fascinantes, capazes de desenvolver nos alunos a habilidade de gerir seus pensamentos, emoções, de serem líderes de si mesmo, lidar não só com os ganhos mas também com as perdas, frustrações e conflitos”.

Os Desafios do Professor Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2422452-os-desafios-professor/

Comentários