Viagem de Vasco da Gama

Roteiro da Viagem de Vasco da Gama

Resumo escrito por:arquitetocassio
Ler e se surpreender. O livro trás para uma realidade que destrói os paradigmas que nos levam a uma equivocada imagem do que teria sido a costa oriental da África, Índia e de seus povos durante o século XV. Para quem pensa que os africanos de das atuais Moçambique, Quênia ou até mesmo Somália, eram primitivos, caminhavam nus pelos campos ou que viviam em aldeamentos rudimentares, a obra nos revela que os navegadores portugueses se depararam, na verdade, com civilizações bem estabelecidas em grandes e suntuosas cidades, cujos habitantes se trajavam com seda, habitavam palácios, conheciam a navegação oceânica, liam, escreviam e estavam tão avançados culturalmente como qualquer povo europeu do período. Com relação aos indianos de Calicute de 1498, quem nos dias de hoje poderia imaginar que Vasco da Gama já os encontrou cristianizados? Mais ainda, a população das ilhas Molucas também era cristã e daí veio a fácil aceitação do domínio português que protegeu esses povos do avanço muçulmano. Nele o leitor vislumbrará uma Índia dominada por reis islâmicos e cristãos, já habitada por europeus, como um italiano encontrado pelo navegador, um cenário bem diferente daquele que se poderia supor e isso faz , dessa, uma obra de leitura obrigatória. Absolutamente imperdível!
A leitura pode parecer, em princípio, um pouco difícil em virtude do português arcaico. Contudo tanto quanto “O Diário de Navegação de Vasco da Gama” que pode ser baixado gratuitamente, como ebook, em vários sites, o leitor também encontrará o “Dicionário de D. Rafael Bluteau” que é da mesma época e permitirá uma leitura tranquila.

Roteiro da Viagem de Vasco da Gama Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/mythology-ancient-literature/2427865-roteiro-da-viagem-vasco-da/

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa de Som Amplificadora TRC