Hexacampeão

Hexacampeão

 por:PGabrielZ
Por quê? Por quê? Por quê? Por que o Brasil, de todas as seleções ali presentes que jogaram, se esforçaram, trabalharam e, acima de tudo, desejaram a taça dos campeões mundiais, por que o Brasil foi à única seleção que aparentemente morreu durante um jogo duro, mas que poderia ser ganho.
Por quê? Não consegue entrar na minha cabeça por que uma seleção que apresentou um futebol maravilhoso durante a copa das confederações teve seu país escolhido como sede de um dos eventos mais importantes da face da terra, conseguiu derrotar o passado campeão mundial, possui os zagueiros mais caros de todas as seleções, tem cinco títulos mundiais nas suas costas como orgulho, um técnico pentacampeão, um assistente tetracampeão, uma estrela em ascensão, o maior índice de roubadas de bolas em jogos... Por que o Brasil teve derrota tão idiota como esta para Alemanha representada num placar de 7x1? Eu não consigo entender.
Veja bem, não estou dizendo que Brasil tinha a obrigação de ganhar, mas ele tinha a obrigação de lutar pelo título, coisa que aparentemente parece ser óbvia, mas não para a nossa seleção. O Brasil não poderia jogar da forma como jogou, pois não houve demonstração. A única coisa que conseguimos provar ao mundo é tudo que vem se falando: Dependência do Neymar e de Thiago Silva e falta de comprometimento com o campeonato em si.
Mas guardo um parágrafo especial para o nosso amado atacante Fred, que simplesmente é de longe o pior centro avante de mundo! Do mundo! Fred fez menos que um goleiro (coincidentemente um alemão) que possui um espaço limitado de área para se movimentar. Ele fez um único gol contra camarões, uma seleção que não ganhou de ninguém na copa e já tinha sido eliminada durante o jogo contra o Brasil. Tudo que pedimos é para o Fred chutar uma bola – e o pagamos bem para isso – mas nada. Nenhum passe certo. Nenhum gol importante. Talvez o jogo da Alemanha servisse para mostrar o quanto é difícil jogar com um jogador a menos uma copa inteira. Fred não fez absolutamente nada e me assusta um técnico dito tão bem preparado manter por seis jogos e aproximados 20 minutos uma incompetência tão grande em campo. A única coisa que Fred fez foi preencher a lista de convocados, pois de resto meu amigo, era melhor ele ter voltado para casa. Como eu torcia para que a FIFA o tirasse dos próximos jogos contra as seleções adversárias. Seria o maior bem que ele poderia ter feito. Ate Diego Costa, jogador da Espanha, fez mais pelo Brasil do que esta negação do futebol eliminando a seleção campeã na fase de grupo.
É bom verificar que estou escrevendo isso na tese de que o Brasil inteirou abraçou esta copa, caso não quiséssemos, os protestos não teriam sido feitos tão em cima da hora – se é que estes protestos foram feitos realmente pelo povo e não pelo próprio governo – e sim no momento em que a FIFA disse que esta copa fosse feita aqui. Este era o melhor momento para realizarmos os protestos. Mas enfim, fizemos a copa.
Veja que ate agora não consegui responder o motivo do Brasil, por que existem vários motivos! Em alguns acredito, em outros nem tanto.
Na disputa da seleção pelo 3° lugar, queria acreditar na seleção, que dizia que houve mesmo um apagão e que a Alemanha estava num patamar de seleção bem acima das outras. Não foi o que vi. A Holanda, bem mais aberta que Alemanha deu claras oportunidades e chances de gol. Mas no meio de tantas jogadas e chutes e passes eis que vejo que é para mim, o verdadeiro motivo da derrota da seleção: a falta de um técnico e, pior, a falta de confiança num mesmo técnico. Durante o jogo pude perceber que muitas vezes Neymar se apresentava mais para discussão de táticas e liberação de dicas para os assistentes do que o próprio Felipão fazia. Neste momento estranhei: “Como pode um jogador ter mais noção de jogadas do que o próprio técnico da seleção pentacampeã?!”. E foi numa pausa do 2° tempo do jogo que vi como os jogadores confiavam mais entre eles mesmos, na discussão de jogadas do que no próprio técnico. Sr. Felipe, o que aconteceu com o senhor?! Não confia nem o suficiente nos seus jogadores para poder manter certo nível de respeito hierárquico? Mostre-se líder do time que é tanto amado pela população!
Infelizmente não ganhamos a taça, mas ganhamos uma nova perspectiva do que pode acontecer num gramado. Se os campos quentes do Brasil não puderam acordar o coração da nossa seleção, o que fará os campos gélidos da Rússia a este mesmo time? Lhe dou a resposta em 4 anos.

Hexacampeão Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/2427411-hexacampe%C3%A3o/

Comentários