15 Curiosidades de Goiás

15 Curiosidades de Goiás


 por:LuizCarlosPereira
1. Goiás é um dos 27 estados do Brasil. Situa-se a leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro e tem como capital e maior cidade, Goiânia.
2. É o estado mais populoso do Centro-Oeste e o nono mais rico do país.
3. A população indígena em Goiás ultrapassa 10 mil habitantes. Considera-se ainda que a maioria da população considerada parda, possui ancestrais indígenas.
4. O estado é banhado por três bacias hidrográficas: a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Paraná, e a Bacia do São Francisco.
5. Privilegiado com terras férteis, água abundante, clima favorável e um amplo domínio na tecnologia de produção, o estado é um dos grandes exportadores de grãos, além de possuir um dos maiores rebanhos do país.
6. Em Aparecida de Goiânia, está a Lagoa Piratininga em cujas águas quente é possível cozinhar um ovo em 3 minutos.
7. N campo da agropecuária, Cristalina é a cidade que mais cresce no Brasil.
8. A economia do estado se baseia na indústria (de mineração, alimentícia, farmacêutica, de vestuário, mobiliária, metalúrgica e madeireira), no comércio, na pecuária e na agricultura. É um dos maiores produtores de soja e milho do país.
9. No intento de proteger as florestas, a flora e a fauna, foram criados pelo governo parques e reservas florestais, onde são proibidas a pesca, a derrubada das árvores e a caça. Os principais parques de proteção ambiental em Goiás são o Parque Nacional das Emas, no sul do estado e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.
10. Em uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás figura a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa. Neste dia, as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a localidade, que acompanha tudo com grande devoção.
11. Goiânia tem o maior número de praças do Brasil e também é uma das cidades mais arborizadas, ficando atrás apenas de João Pessoa, capital da Paraíba.
12. A região das águas quentes é formada por: Caldas Novas, Jataí e Lagoa Santa, que contam com piscinas, poços, duchas, e rios com águas brotando do solo em temperaturas que variam entre 30°C a 57°C.
13. Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo e recebe cerca de um milhão de turistas anualmente.
14. O pequi é um famoso fruto da região que, antigamente, era empregado tão somente na fabricação do sabão de pequi, de propriedades terapêuticas. Hoje já é comercializado em compota e usado em diversos pratos culinários doces e salgados.
15. A culinária goiana é muito diversificada e tem como principais pratos o peixe na telha, o suã (carne de porco) com arroz, o arroz com pequi, além da pamonha, que é usada como prato principal nas refeições.

15 Curiosidades de Goiás Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2383727-15-curiosidades-goi%C3%A1s/

Comentários