10 Dicas para uma boa entrevista

10 Dicas para uma boa entrevista


 por:AnneFlanders
Como Se Comportar Em Uma Entrevista de Emprego

Encontrar o trabalho ideal nunca é fácil, e é muito decepcionante quando nos deparamos com o “emprego dos sonhos” e somos rejeitados pelo nosso comportamento. A forma das empresas contratar seus funcionários foi evoluindo com o passar dos tempos. Hoje as organizações estão muito mais exigentes; não basta ter um currículo perfeito se na hora de conhecer o candidato, o mesmo não tem postura. As dicas a seguir é para quem deseja o primeiro emprego, ou até mesmo profissionais em busca de um novo desafio.
Apresentaç ão


· Ao chegar à empresa, seja gentil com todos ao redor: cumprimente, seja polido, faça perguntas discretas e somente se houver necessidade. Evite perguntas sobre a vaga, o salário, etc., se não para o entrevistador;
· Nunca estenda a mão para o entrevistador, aguarde que ele estenda-a para você;
· Ao entrar na sala, sente-se apenas quando for convidado a se sentar e agradeça em seguida;
· Nunca se sente de qualquer jeito, mantenha a postura ereta e levemente inclinada na direção do entrevistador;
· Se o entrevistador atender a uma ligação no meio da entrevista, não fique olhando diretamente para ele, se distraia com qualquer outra coisa até que ele termine;
· Evite mascar chicletes.
Em uma entrevista, é comum o entrevistador fazer perguntas baseadas no seu currículo, portanto seja sincero, não minta em hipótese alguma. Se lhe for questionado algo que julgue constrangedor, apenas omita de forma educada e responda apenas o necessário. Jamais fale mal de outras empresas ou de colegas de trabalho.
Algumas empresas fazem perguntas que, aos olhos do entrevistado, pode parecer um tanto sem nexo, perguntas do tipo: “Quantas marmotas cabem nessa sala?”, perguntas assim geralmente são feitas para analisar o raciocínio lógico e como o entrevistado age em situações constrangedoras. Esse tipo de pergunta não exige uma resposta correta, logo o candidato deve ter bom jogo de cintura e criatividade.
Como Se Vestir

Claro que o primordial numa entrevista de emprego é a forma como o candidato se comporta e suas habilidades profissionais, porém a forma visual que o candidato se apresenta pode fazer com que ele seja desclassificado para a vaga.
Para as mulheres é importante usar calça ou saia abaixo do joelho, evitar roupas decotadas, brincos muito grandes, pulseiras e outros adornos em excesso. Usar sapatos de preferência fechados, evite sandálias muito chamativas, use os cabelos presos, ou se preferir soltos, devem estar bem penteados. Procure usar uma maquiagem bem leve, evite batons de cores fortes, principalmente o vermelho e esmaltes em tons escuros. Perfumes muito forte também não são bem vindos. Já para os homens, a preferência é para roupas sociais, evitando bonés, chapéus, camisas de time ou com cores e estampas que chamem muita a atenção, bermudas, chinelos de dedo. É importante evitar também cintos muito grandes, e correntes penduradas na calça e adornos exagerados também são válidos para os homens. Evite.
Em suma, para a conquista de um bom emprego, é importante fazer uso do bom senso, saber ter um comportamento adequado na presença do entrevistador e das outras pessoas, além de um currículo bem redigido com as informações e competências que a empresa busca em um funcionário.


10 Dicas para uma boa entrevista Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/careers/2418036-10-dicas-para-uma-boa/

Comentários