Resumo para o Michelangelo Buonarroti

Michelangelo Buonarroti


por:telheiro
Nasceu em 1475 e com 13 anos já pintava. É considerado um dos maiores pintores renascentistas.
De entre todas as áreas em que ele se envolveu destacam-se a pintura, escultura, poesia, arquitetura e a história de arte. Relativamente à anatomia humana ele dedicava a sua atenção nas formas do corpo humano, nas suas expressões e gestos.
Quanto à pintura destacamos a Capela Sistina (situada na catedral de S. Pedro – dentro do Vaticano) onde ele pintou no teto algumas imagens referentes ao juízo final. O trabalho foi encomendado pelo Papa Júlio II e demorou cerca de 4 anos a ser feita. O trabalho inicial eram os 12 apóstolos mas este pediu para fazer uma pintura mais completa e, assim aconteceu. Esta apresenta 300 figurase, em nosso entender é a maior relíquia que faz parte do património mundial.
Moisés foi inicialmente projetado para ser a escultura do Papa Júlio e está exposta na igreja de S. Pietro. Na cabeça tem uns chifres que representam o poder e demorou aproximadamente 32 anos a ficar pronta. Conta-se que após a sua finalização Miguel Ângelo passou por um momento de loucura e lhe pediu para à estátua para ela falar.
David (uma estátua em mármore de tamanho grande onde são visíveis os músculos e as formas do corpo de tamanho exagerado). Foi esculpida em 1501 e terminada três anos depois. Simboliza o homem nu e completamente desarmado. Foi colocada na praça central de Florença e é das esculturas mais conhecidas do autor.
Ele viveu em Roma e trabalhou mais de setenta anos. As suas obras ainda hoje são reconhecidas em todo o mundo. Faleceu a 18 de Fevereiro de 1564 no seu país natal, ou seja, em Roma.

Michelangelo Buonarroti Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/2411066-michelangelo-buonarroti/

Comentários