Qual o melhor remédio para a tosse

TOSSE: QUAL O MELHOR REMÉDIO


por:Jerson Aranha
TOSSE: QUAL O MELHOR REMÉDIO?

Presente em muitas doenças, como resfriado e sinusite, normalmente é benéfico.A tosse é sintoma de inúmeras alterações e, por isso, merece atenção. Remédios para inibi-la não são necessariamente o melhor caminho, em especial quando se trata de auto-medicação. "A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como conseqüência de um processo irritativo. O mais importante é identificar qual é o fator causal, ou seja, o que está por trás dela", orienta o pneumologista Celso Antônio Rodrigues da Silva, Coordenador do Programa de Controle do Câncer e Tabagismo, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES). Tossir é sintoma presente em muitas doenças, como o resfriado e a sinusite. Em muitos aspectos, o reflexo natural da tosse é benéfico: ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos. "Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. A tosse produtiva está ligada a infecções, nela há secreção a ser eliminada. Já a tosse seca está mais relacionada à bronquite e à mudança de temperatura", explica Dr. Celso.

Para o médico Paulo Feitosa, Coordenador de Pneumologia da SES, a tosse também pode ser classificada pelo tempo como tosse aguda e tosse crônica. A crônica, por durar mais de 15 dias, pede mais atenção. Ela pode estar ligada a doenças graves ou ter, até mesmo, motivação psicológica. "Quando a causa é infecciosa não se tem muita dificuldade no diagnóstico, podendo se instituir tratamento adequado. O problema é quando a tosse não apresenta infecção, pois pode estar relacionada com afecções fora do aparelho respiratório, como por exemplo, nos seios da face - sinusites - e no esôfago - refluxo gastroesofágico", esclarece o médico. Em relação ao cigarro, Dr. Paulo alerta que a fumaça é exímia provocadora da tosse. "Com o passar dos anos, o fumante pode adquirir bronquite crônica e ter tosse e pigarro freqüentes. Nesse caso, pode ser sinal de moléstias importantes como doença pulmonar obstrutiva crônica e até câncer", explica o médico. Para Dr. Celso, um dos principais nomes ligados ao movimento anti-tabaco no País, o único caminho adequado é abandonar o cigarro - que é a principal causa evitável de câncer, responsável por mais de 30% dos diagnósticos da doença.Quanto aos xaropes, as orientações médicas são bem claras. "Na maioria das vezes, os vendidos nas farmácias não trazem benefícios. O paciente pode ter mais de uma causa de tosse, com isso o tratamento se torna mais complicado e conseqüentemente prolongado. Por vezes são necessários exames complementares, pois a tosse crônica continua sendo um desafio médico. Para se ter uma idéia, há pacientes que tossem por anos. Portando, para todos os casos a consulta ao médico é necessária", finaliza Dr. Feitosa.
TOSSE: QUAL O MELHOR REMÉDIO Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1774763-tosse-qual-melhor-rem%C3%A9dio/

Comentários