Procedimento para clarear os dentes

Clareamento dental


 por:Asuna
O clareamento dental consiste em uma reação de oxidação dos pigmentos que deixam os dentes amarelados. Ou seja, os géis clareadores quebram as cadeias carbônicas insaturadas dos pigmentos através do oxigênio liberado pelo peróxido presente em sua composição. Há três formas de realizar o clareamento dental: de consultório, caseiro e as duas formas combinadas.
O clareamento de consultório é realizado pelo dentista na cadeira odontológica. O gel clareador utilizado apresenta concentração mais elevada, sendo geralmente o mais utilizado o de peróxido de hidrogênio 35%. Algumas vantagens deste tipo de clareamento é o não uso de moldeiras e o resultado mais rápido, devido a maior concentração do gel. Porém suas desvantagens são o tempo de realização, de aproximadamente 1h de cadeira em cada sessão, sendo realizada no máximo 3 sessões; e a grande chance de muita sensibilidade nas primeiras 24h.
O clareamento caseiro é realizado pelo paciente em casa, utilizando-se uma moldeira individual, onde é aplicada o gel clareador. As concentrações do gel clareador desta tecnica são mais baixas, sendo o mais utilizado o de peróxido de carbamida 10% por 4h. Podem ser utilizadas também os géis de peróxido de hidrogênio 7% e peróxido de carbamida 22% que necessitam de apenas 1h de uso. O gel deve ser aplicado diariamente, respeitando o tempo de uso, por no máximo 4 semanas. A vantagem desta técnica é a maior durabilidade do resultado obtido e as desvantagens são o maior tempo para se obter o resultado desejado e encontrar tempo para fazer o procedimento em casa. Lembrando que não é recomendado dormir com a moldeira na boca.
O clareamento combinado das duas técnicas consiste em uma aplicação de consultório, para se ter um início de resultado mais rápido, e no máximo mais três semanas de aplicação pela técnica caseira, dando uma maior durabilidade ao clareamento.
As pastas de dente branqueadoras, não apresentam o mesmo mecanismo de ação que os géis clareadores. Elas contem partículas abrasivas que removem manchas superficiais junto com uma camada de esmalte do dente. Com o desgasta do esmalte o dente fica mais sensível e a camada de dentina, que fica abaixo do esmalte e é mais amarelada, fica mais exposta fazendo com que os dentes fiquem amarelados.
Independente da técnica utilizada é sempre importante manter uma boa higiene bucal, utilizar flúor sem álcool e sem corante para a remineralização dos dentes, e evitar ao máximo alimentos com corante, como molho de tomate, refrigerante, suco de uva, entre outros.


Clareamento dental Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/dentistry-oral-medicine/2408751-clareamento-dental/

Comentários