escrever diário tem efeito terapêutico

O hábito de escrever um diário faz bem a saúde

por:PatriciaSoares1
Efeitos terapêuticos de se escrever um diário

Essa antiga prática que começou no Japão no século VIII, é considerada pela psicóloga Rosemeire Zago como uma forma de terapia muito eficiente.
Ela mesma costuma recomendar a seus pacientes que escrevam diários. Assim esses pacientes descarregam suas emoções no papel, desestressam, desabafam e conseguem organizar melhor as idéias.
Conseguem agir melhor e afastam vários problemas de saúde relacionados ao estresse, levando as pessoas a uma vida mais saudável.
Não tem idade para começar a escrever um diário. Normalmente é entre oito e doze anos de idade que meninas e meninos, cheios de questionamentos e dúvidas, se interessam por escrever diários.
Nos anos 70, os psicólogos repararam esses efeitos terapêuticos de escrever sobre as emoções.
A Universidade da California, nos EUA, comprovou que escrever os sentimentos ativa uma área do cérebro logo atrás dos olhos, e acaba acalmando, dando fim naquela sensação de nó na garganta.
Hoje, em tempos de internet e redes sociais, e o hábito de escrever na rede, não substitui a escrita feita no papel porquê a primeira pode ser vista por muitas pessoas. Já no diário, as emoções descritas são intimas. Só se deve tomar cuidado para que os escritos pessoais não caiam em outras mãos. Se preferir, depois de escrever, desabafar, pode até rasgar, jogar fora, para evitar que outros vejam.
Pode-se começar escrevendo sobre qualquer tema, e um bom exercício é escrever cinco minutos por dia, por quatro dias consecutivos e já serão sentidos os benefícios.
Interessante também é fazer como Oprah Winfrey, a famosa apresentadora americana, que registra todos os dias num diário, cinco coisas boas que aconteceram todos os dias. Vale lembrar que ela sofreu muito no passado com pobreza e abuso sexual. Se superou e criou seu diário da gratidão, que segundo ela, muda a forma de vermos a vida.
Para começar vale colocar música, ou fazer qualquer coisa que te deixe confortável para escrever. Cada um tem que encontrar a maneira de escrever que se sente mais a vontade.
O hábito de escrever diário tem efeito terapêutico Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/hobbies/2409923-h%C3%A1bito-escrever-di%C3%A1rio-tem-efeito/

Comentários