como a Gentileza gera gentileza

Gentileza gera gentileza


por:PatriciaSoares1
A Força da Gentileza

"Sejam sempre gentis. A gentileza salva vidas." Essa frase demostra bem a força da gentileza nos dias de hoje.
Nesses tempos modernos passamos boa parte de nossas vidas na correria, sem olhar para os lados, sem notar as coisas a nosso redor. Sem perceber a existência de outras pessoas.
Vivemos estressados seja pelo trabalho, pela vida pessoal, pela falta de dinheiro e tantas outras coisas que afligem a humanidade que ser gentil está cada vez mais escasso.
A psicóloga Bel César de São Paulo, diz ter ouvido de seu mestre a frase que inicia este texto e leva essa lição consigo até hoje.
Para quem não sabe, a antiga expressão "Gentileza gera gentileza", ficou conhecida no Brasil ao ser escrita nas pilastras de viadutos do Rio de Janeiro. E não foi por um grande escritor, estudado, conhecidíssimo, mas sim por um andarilho chamado José Datrino, que ficou conhecido como Profeta Gentileza.
É mais do que ser educado, conhecer as regras de etiqueta, ter sofisticação e elegância. É enxergar o mundo também e não só a si mesmo, ajudando os outros, principalmente estranhos, sem querer nada em troca.
Claro que ajudar seus amigos e familiares é importante mas esses provavelmente receberiam nossa gentileza e nosso apoio de maneira natural. Ser gentil com os estranhos é o mais difícil.
E como diz a jornalista Rosana Braga, que já escreveu livros e textos sobre esse tema, a falta de gentileza gera menos gentileza ainda. A falta de gentileza dá espaço a hostilidade.
Portanto ajudar a carregar as malas pesadas de alguém, dar o lugar no ônibus ou metrô para o idoso, o deficiente, para a grávida ou para qualquer outra pessoa, é um ato gentil que muitas vezes vai dar um toque de alegria na vida diária daquele que recebe.
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que gentileza trás felicidade, deixando inclusive o sistema imunológico de quem pratica mais forte.
Gentileza ainda é uma opção, mas quem sabe quando se tornar para cada um de nós uma obrigação, viveremos num mundo melhor.
Gentileza gera gentileza Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/family-and-relations/2410773-gentileza-gera-gentileza/

Comentários