Anemia quais são as causas

As causas da anemia


por:Doctuo
A anemia não é considerada uma doença, mas uma síndrome causada pela redução dos níveis de hemoglobina (que tem como função transportar o sangue dos pulmões até aos tecidos) abaixo do estipulado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, para homens 13g/dl, nas mulheres 12g/dl e para gestantes e crianças (entre os 6 meses e os 6 anos) cerca de 11g/dl.

Há vários tipos de anemia podendo ser enquadradas no âmbito da anemia aguda ou na esfera das anemias crônicas:

1) A anemia aguda é quando ocorre uma perda súbita de sangue.

2) Anemia crônica é quando não há um decréscimo do volume sanguíneo e verifica-se um aumento do colume plasmático.

Os sintomas da anemia aumentam com a intensificação da atividade física, sendo que o sistema nervoso central, o coração e a massa muscular são as estruturas do organismo mais afetadas.

Os sintomas indicados pelos pacientes incluem fraqueza, palidez, irritabilidade, cefaleia, taquicardia, dispneia e astenia psíquica.

O diagnóstico da anemia é realizado pelo hematologista por meio de um hemograma, que mede o nível de eritrócitos e calcula os eritrócitos mais jovens, possibilitando uma avaliação da produção diária de eritrócitos e a sua resposta regenerativa à anemia.

Há diferentes tipos de anemias documentadas. Abaixo comentamos os tipos mais comuns:
1. A anemia de carência de ferro, a anemia de carência de vitamina B12 e de ácido fólico e anemia das doenças crônicas.
2. As anemias geradas por problemas genéticos (anemia de células falciformes, talassemias, esferocitose, favismo).
3. As anemias por agressão periférica aos eritrócitos (malária, as anemias hemolíticas imunológicas e a anemia por fragmentação dos eritrócitos).
4. As anemias ocasionadas por doenças da medula óssea (como são o caso da anemia aplástica e as leucemias e tumores na medula).
As causas da anemia Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/2375769-causas-da-anemia/

Comentários