Modelos de Sistemas engenharia

Modelos de Sistemas


Resumo escrito por:Montyc
Um modelo é uma representação, freqüentemente em termos matemáticos, da qual são analisadas importantes características do objeto ou sistema (que é uma parte do universo em análise) sob estudo através da manipulação deste modelo sem o perigo, custo ou inconveniência da manipulação real.
Em várias áreas do conhecimento (basicamente, quase todas as áreas geralmente utilizam um modelo antes de por em prática qualquer execução), um fenômeno não é estudado diretamente, devido ao perigo, custo ou inconveniência da manipulação real. Assim, sistemas como os astronômicos podem ser descritos através de modelos de idade, nascimento, morte e interação entre estrelas que tomariam longos períodos de tempo e imensos amontoados de matéria e energia. Por outro lado, os sistemas como os da área da física nuclear, também podem ser descritos por modelos que descrevam as interações entre partículas subatômicas, as quais existem por um período de tempo muito curto. Assim, nos vários casos da ciência, trabalham-se os modelos primeiramente, sejam eles de forma matemática ou gráfica, desde que em sitações como esses específicos citados, é basicamente impossível se obter dados diretos e manipulá-los. Outros sistemas, são primeiramente estudados através de modelos para se por em prática, ou para gerar estudos de controle, como é o caso da engenharia. Em termos de se colocar algo em prática, estudos sob determinados aspectos do sistema devem ser considerados, os quais são geralmente relevantes, como uma pesquisa de mercado. Um sistema de segurança em uma usina nuclear deve ter detalhadamente todos os dados precisos, para garantir a total segurança do sistema, sem riscos de perda de controle, evitando vazamentos de materiais radioativos, etc. Sem o modelo e seu estudo prévio, a colocação em prática de um tal sistema é de extrema periculosidade, gerando imensos riscos à saúde, à vida, ao meio ambiente, etc.
Entretanto, a descrição de um modelo matemático de um determinado sistema, em vários casos, pode se tornar muito complexa. Por outro lado, alguns tipos de sistemas específicos podem ser modelados por paradigmas matemáticos que apresentam um grafo associado que facilitam sua modelagem. Neste caso, estes sistemas geralmente apresentam características discretas no tempo, tendo as transições de estados definem as mudanças na configuração interna, ou estado do sistema, como é o caso dos Sistemas a Eventos Discretos.

Modelos de Sistemas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/2326164-modelos-sistemas/