Jogos vorazes

Jogos Vorazes


Resumo escrito por:Jenbrit
O livro conta uma história que se passa dentro de uma distopia em uma época onde não existe mais o mundo como conhecemos e sim distritos comandados pela capital. São 12 distritos , que são obrigados a participar dos Jogos Vorazes, onde 2 tributos de cada distrito é jogado em uma arena para sobreviver até restar apenas um, como forma da capital mostrar seu poder sobre eles. Todo ano é feita uma nova edição dos jogos, onde os tributos, cada um de um sexo, são sorteados na ‘colheita‘ feita pela capital em todos os distritos. Nessa edição, Prim, irmã de Katniss, é sorteada e Katniss acaba se voluntariando para ir no seu lugar. Peeta, o filho do padeiro, é o tributo masculino sorteado.
Outro personagem importante que merece se citado é Gale, o melhor amigo de Katniss. Eles costumam caçar juntos todo dia e são muito próximos, rapidamente notamos que essa amizade não acaba aí e claramente tem um sentimento envolvido entre os dois. Gale acaba tendo uma participação pequena nesse livro, já que ele se passa quase inteiro nos jogos, porém ele é muito importante para o desenvolver da história.
O Tordo, que vemos na capa é explicado por ser o símbolo do distrito12 e o broche de Katniss é dado a ela por Madge, a filha do prefeito.
Nos preparativos para os jogos (cada distrito tem um mentor, desfiles e um tempo de treinamento e aprendizagem antes de entrar no jogo), conhecemos Haymitch, o único vencedor do distrito 12, Cinna, o estilista , Caesar, o melhor apresentador que todos irão conhecer e, finalmente, o presidente Snow, que é a verdadeira cabeça por trás desse baile de sangue. No jogo, Katniss terá que usar toda a habilidade, astucia e artimanha possível para poder sair viva.
O livro tem uma narrativa maravilhosa, o que torna o livro incrivelmente fácil e fluido de ler. Ao mesmo tempo é lindo e trágico, com mortes horríveis e lutas bem detalhadas.Aliás, essa palavra poderia definir o livro inteiro:luta.
Não somente luta física, mas também uma superação. Onde Katniss tem que mostrar ser adorável e ingênua (coisa que não é) para poder ganhar os Jogos. Tem também uma boa dose de romance, que só não tornou o livro um pouco chato porquê é intercalado com toda a ação.
O livro me agradou muito, acabei virando uma grande fã da saga, por isso recomendo para quem ainda não leu.

Jogos Vorazes Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/science-fiction/2406382-jogos-vorazes/

Comentários