exercícios reduz queda em idosos

Praticar exercícios reduz queda em idosos, sugere estudo


Resumo escrito por:AUIEBE
A prática de atividade física diminui as quedas de pessoas idosas. Esse foi o resultado da análise feita pelo Cochrane Collaboration, entidade dedicada à análise e revisão de pesquisas na área da saúde. Foi constatado que um programa de exercícios em casa ou em grupo e tai chi chuan são mais eficazes para reduzir os tombos do que alterações na casa ou o consumo de suplementos vitamínicos.

As quedas são freqüêntes após os 60 anos devido à perda de massa muscular. Além disso são mais perigosas porque os ossos também ficam mais frágeis nessa faixa etária.

Após avaliação médica os exercícios são recomendados, principalmente aqueles que trabalham as pernas, o equilíbrio e a resistência física. Assim devem compor o programa exercícios que trabalhem pernas e quadris. No tocante ao equilíbrio e flexibilidade, são recomendáveis o tai chi chuan, alongamento e pilates.

Outras ações que contribuem para a redução dos tombos são: não usar chinelos de tiras, como tamancos e pantufas, sinalizar escadas e degraus, instalar barras de apoio nos banheiros, substituir vasos sanitários e camas muito baixos e manter um ponto de luz durante a noite.

Praticar exercícios reduz queda em idosos, sugere estudo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1888489-praticar-exerc%C3%ADcios-reduz-queda-em/

Comentários