entenda o que é Hamlet

Hamlet


por:alicemartins
Hamlet é certamente a peça teatral mais bem-sucedida da história de vingança levada aos palcos. Ela, desde o início, coloca o público ao lado do jovem príncipe porque o ato da vingança, que Francis Bacon definiu como uma "forma selvagem de fazer justiça", sempre seduziu a todos. Hamlet sente-se pois um reparador de uma injustiça, um homem com uma missão. Por essa vingança irá dedicar todos os momentos da sua vida, mesmo que tenha que sacrificar seu amor por Ofélia e ainda ter que tirar a vida de outras pessoas.

Talvez seja por causa dessa obsessão, dessa monomania que toma conta dele desde as primeiras cenas do primeiro ato, que eletriza os espectadores e faz com que eles literalmente bebam todas as palavras do príncipe vingador. Hamlet é o personagem que tem mais fala na obra de Shakespeare, recita 1.507 linhas.

Hamlet é uma das peças de teatro mais famosas da obra de Shakespeare. Foi escrita entre 1600 e 1602 e impressa pela primeira vez em 1603.

Para Hamlet a existência tornara-se um fardo insuportável desde que a alma do seu pai recentemente morto apareceu-lhe numa noite assombrada no alto da torre do castelo. O fantasma, tétrico, reclamava por vingança. Contou ao filho que fora vítima de um crime ignominioso. Seu próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. O príncipe ficara atordoado. Seu lar abrigava a traição e a maldade! A serpente amoitara-se na sua própria família. Achava agora o mundo injusto. O assassino que era seu tio, não só usurpara o trono como arrastara sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento feito às pressas. E por suprema ignomínia mal esperara o corpo de seu pai esfriar-se. Alguma coisa deveria ser feita com urgência. Faltava porém a Hamlet o talento para a ação. O máximo que conseguiu de imediato, além de aferrar-se ao luto e ao mau humor, foi entregar-se especulativamente à vingança.

Hamlet Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/1942472-hamlet/

Comentários