livro A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos


Resumo escrito por:Jenbrit
Cansados de sua servidão ao homem, um grupo de animais de uma fazenda, se revolta e estabelece a sua própria sociedade, somente para serem traidos dentro de uma servidão pior ainda, pelos seus próprios liderese, os porcos, cujo slogan se torna “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros” Esta sátira de 1945 é endereçada à filosofia socialista e comunista de Stalin na União Soviética.
O livro se inicia com o velho porco Major, ao sentir que chegou a sua horaresolve reunir os animais da fazenda para compartilhar de um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, sem a submissão e exploração do homem. Ensinou-lhes uma antiga canção, bichos da Inglaterra (Beasts of England), que resume a filosofia do , exaltando a igualdade entre eles e os tempos prósperos que estavam por vir, deixando os demais animais extasiados com as possibilidades.Três dias depois, o idoso Major falece.Tomando a frente os astutos e jovens porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que passaram a se reunir clandestinamente a fim de traçar as estratégias da revolução. Certo dia Sr. Jones, então proprietário da fazenda, se descuidou na alimentação dos animais, fato este que se tornou o estopim para aqueles bichos, que a partir de então tomam a fazenda de vez.
Orwell usa um conto alegórico de uma fazenda de animais para descrever tudo de deplorável sobre os “grande ” líderes comunistas do século 20.A história desenha um fechado paralelo para as ações de Stalin, Mao e Kim jong -il enquanto oprimiam seu próprio povo, em nome das ideias socialistas.

A Revolução dos Bichos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/romance/2403084-revolu%C3%A7%C3%A3o-dos-bichos/