Quem foi Nelson Mandela

Nelson MANDELA 

Resumo escrito por:ayeisoke
NELSON MANDELA Por Ele Mesmo

Em abril de 1964 Nelson Rolihlahla Mandela foi acusado de sabotagem e de tentar derrubar o governo utilizando ações de guerrilha. Na sala do tribunal de Pretória cabia ao advogado Nelson fazer sua própria defesa e a de seus companheiros. Durante horas ele falou da opressão imposta aos negros pelo governo de minoria branca sul africana desde fins da Segunda Guerra, ante o ideal de uma sociedade democrática e livre, onde todos vivessem em harmonia, com os mesmos direitos e oportunidades. Por ousar desafiar a sociedade opressiva, ele e os demais líderes acusados foram condenados à prisão perpétua.
O território da África do Sul foi invadido no SÉC. XVII por holandeses e depois pelos ingleses. Estes últimos permitiram a instituição do Apartheid em 1948, através do Ato da Terra, que dividiu o país, cabendo aos negros apenas 13% de terras dentro das chamadas Reservas Nativas. O Apartheid foi instituído pelo Partido Nacional alegando que: devido aos diferentes níveis civilizatórios dos grupos que compunham a sociedade, era melhor um “desenvolvimento separado”.
Para lutar contra este estado de opressão os negros não tinham armas e o Estado reservava-lhes apenas a eleição simbólica de representantes brancos sem direito a voto no parlamento.
Quando o líder Mandela surgiu, a maioria da população negra vivia nos subúrbios e precisava carregar um PASSE, documento exigido para viajar e arranjar emprego, sob pena de prisão caso não o tivessem.
Em 1944, sob uma chuva de protestos, o povo negro começou a boicotar a Lei do Passe. O Congresso Indiano, liderado por M. Gandhi, desenvolvia ações de “Não Violência” visando a conquista e ampliação dos direitos civis. Suas táticas teriam forte influência sobre as lideranças locais, que, em 1946 organizaram uma greve de mais de setenta mil mineiros, a qual foi brutalmente reprimida, sendo seus líderes presos. Sucederam-se atos e greves até 1951, dando-se os últimos protestos já sob o entendimento de que era possível e necessária a união entre o CNA, Congresso Indiano e Partido Comunista, numa ampla aliança multirracial.
Em 1956 Nelson conhece Winnie, que seria sua amada companheira durante os anos mais sombrios de prisão. Antes de se casar com Winnie, Mandela fora casado com Evelyn Mase, enfermeira de maneiras delicadas com quem morou no famoso subúrbio Soweto e com quem teve três filhos.
O Massacre de Sharpeville (1960) seria uma manifestação para protestar contra a Lei do Passe. Prevista para ser pacífica, acabou com a morte de sessenta e nove pessoas e centenas de feridos vítimas da violência policial.
CNA (Congresso Nacional Africano) - fundado em janeiro de 1912 tinha como um de seus primeiros objetivos colocar representantes negros no parlamento para que pessoas desse grupo pudessem comprar terras. Porém os governos permaneceram fechados e os direitos da maioria negra em vez de aumentar, diminuíram. No entanto, foi através da participação nessa entidade que a liderança de N. Mandela se plasmou e fortaleceu.
Essa história ainda não terminou pois Mandela é hoje líder de inegável expressão mundial. Durante os 27 anos que esteve preso, a África do Sul sofreu uma série de retaliações, sendo pressionada interna e externamente para romper o regime do Apartheid, adotando práticas de liberdades democráticas.
Nelson Mandela foi solto em 1990 sem ter feito qualquer concessão ao governo.


Nelson MANDELA Por ele mesmo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/biography/1925623-nelson-mandela-por-ele-mesmo/

Comentários