Entender a Psicologia da educação

Psicologia da educação


por:Roiska
Para ser educador na contemporaneidade é preciso compreender como se dá o desenvolvimento humano e a sua importância nas mudanças que ocorrem para a formação da personalidade humana.
É preciso compreender a criança e o adolescente, seu crescimento mental ou seu desenvolvimento de condutas até a fase de transição constituída pela adolescência que marca a inserção do indivíduo na sociedade adulta. Jean Piaget criou uma psicologia nova, colocando-a no contexto geral da interação entre sujeito e meio.
Com os estudos a respeito do desenvolvimento infantil e da adolescência, o conceito de desenvolvimento foi mudando, quando se estuda as fases do desenvolvimento infantil e da adolescência, percebe-se que existem características comuns a cada faixa etária, o que leva pessoas a esperar respostas semelhantes entre as pessoas da mesma faixa etária.
Para o educador desenvolver da melhor maneira sua função é preciso que ele conheça alguns aspectos dos desenvolvimentos humanos, que são desenvolvimento biológico partindo de respostas gerais a respostas específicas, sendo um processo contínuo e ordenado, seu ritmo é constante, e que cada parte do organismo tem seu ritmo próprio de desenvolvimento.
Portanto, a psicologia da educação é uma disciplina que busca reconhecer e compreender as diferenças individuais vivenciadas no cotidiano das práticas educativas, procurando analisar o comportamento humano através de teorias diversas, além de estudar o desenvolvimento humano que se manifesta em múltiplos aspectos diferentes da vida humana que, entretanto, estão entrelaçados e são influentes entre si. Os aspectos são do:
- desenvolvimento físico: mudanças no corpo físico, cérebro, capacidade sensorial e habilidades motoras (aparato biológico);
- desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagem); e
- desenvolvimento psicossocial: mudanças na personalidade do indivíduo




Comentários