Um Convite à Não Violência



Resumo escrito por:OUTONODAVIDA
O Autor de "Mergulho na Paz", "Yoga Para Nervosos", "Canção Universal" e "Paz, Amor e Saúde", é pioneiro no Brasil noi tratamento contra o estresse. Neste livro, HERMÓGENES oferece ao leitor a grande 'arma' que MAHTMA GANDHI usou para a libertação de seu povo na Índia: AHIMSA - A não-violência. Está fazendo um convite, no qual propõe um tratamento eficiente, para melhorar a saúde física e mental.

Como o próprio Autor refere, no início da obra, "Parece estranho e inaceitável um convite à não-violência, feito em plena maré montante de violência." E explica que o convite que faz não é contra a violência, mas a favor da não-violência. Assim, não há o objetivo de vencer algo ou alguém, de sufocar, esmagar ou deter... O que objetiva é promover, desenvolver, purificar, libertar o ser humano, tornando-o mais verdadeiro, compassivo, paciente, mamoroso, altruísta e liberto de ódios, ressentimentos e maldades. Explica que o convite não se destina a ajudar aos demais a serem não-violentos, mas para que cada um venha a ser transformar. Seu convite é feito nos termois propostos por Cristo: "tira primeiro a trave do teu olho e só depois tira o argueiro do olho do teu irmão."

Alerta que todos temos dentro de nós verdadeiras molas comprimidas, prontas a pular, e cargas energéticas reprimidas, predispostas a explodir; que nos esconderijos da mente e nos tecidos orgânicos são guardados núcleos de tensões,m que podem, inesperadamente, romper as represas e we manifestar como ira; germes de ressentimentos, invejas e desejos egocêntricos, que podem gerar criuses de agressividade violenta.

Os homens violentos são infelizes. Intoxicados de egoísmo e ofendíveis ao extremo, são ferozes defensores de seus apegos e terríveis ofensores de seus desafetos. A violência é a manifestação externa do conflito, do vazio, do tédio e do medo que estão dentro da alma. E só os infelizes agridem. Cultivar a não-violência, é caminhar para a Felicidade.

onvite, insiste que devemos compreender a natureza e os mecanismois da violência e fazer um esforço no sentido do autoconhecimento, pois é com base neste que podemos realizar a necessária reeducação, que nos tornará não-violentos.

Este livro objetiva ajudar o leitor a caminhar para a Paz.

O livro tem início com o "MANIFESTO PELA NÃO-VIOLÊNCIA", no qual explicado tudo o que significa a não-violência. A seguir, o Autor apresenta um capítulo "AHIMSA" E YOGA, no qual se tem o Yoga como método e "Ahimsa" como meta.

Nos capítulos seguintes, oferece ensinamentos sobre HATHA YOGA, BHAKTI YOGA, KARMA YOGA, JNANA YOGA, ASTANGA YOGA.

A seguir, Com o título de "'AHIMSA' E A SAÚDE", trata sobre a saúde mental e física e as formas de conservá-las ou recuperá-las; o estresse, a luta para vencê-lo, as estratratégias, os 'círculos viciosos' e 'virtuosos' .

Relata a vida e o trabalho de GANDHI, desde sua origem até sua morte.

Informa sobre a LEI DO KARMA

Finalmente, trata do relacionamento dos Militares e a Guerra e AHIMSA, mostrando os caminhos para 'SATYAGRAHA', a Salvação.

Conclui seus estudo sobre a não-violência com a análisae da "REGRA ÁUREA": "O que quer que desejeis que vos façam os homens, fazei-o vós a eles", ensinou Jesus.
Convite à Não-Violência Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/2382675-convite-%C3%A0-n%C3%A3o-viol%C3%AAncia/

Comentários