funçao da fisioterapia aquática



Resumo escrito por:Doctuo
A fisioterapia aquática é uma modalidade terapêutica tendo como base científica a teoria hidrodinâmica. O fisioterapeuta tem de possuir conhecimentos profundos das propriedades físicas da água e das alterações a que um corpo imerso está sujeito no sentido de o auxiliar a utilizar a água na facilitação do movimento e na recuperação de disfunções.

O fisioterapeuta conduz os exercícios no meio aquático em temperaturas entre os 31 e os 34 graus centígrados.

A abordagem utilizada no caso dos pacientes com vertigens deve ser de caráter multidisciplinar e os recursos terapêuticos disponíveis incluem o tratamento da causa, os exercícios de reabilitação vestibular, os medicamentos antivertiginosos, a orientação nutricional, a alteração de hábitos e o eventual acompanhamento psicológico.

A reabilitação vestibular é eficaz para controlar sintomas e sinais relacionados com disfunções vestibulares como por exemplo no caso de tonturas ou outra manifestação clínica causada por distúrbios do equilíbrio corporal. Por norma, se devidamente orientados, os exercícios de reabilitação vestibular conduzem à remissão dos sintomas em 85% dos casos de pacientes com vestibulopatias.

A reabilitação vestibular inclui treino de equilíbrio, fortalecimento muscular, tarefas motoras que incluem movimentos repetidos com a cabeça e estabilização do olhar. A fisioterapia aquática para reabilitação vestibular é composta por 12 etapas: A adaptação à água, o desligamento, a transferência postural, o controle rotacional do tronco, o controle rotacional do tronco associado ao rastreio de alvo móvel, marcha com empuxo, subir e descer degraus, flutuação sentada, flutuação sentada associada ao rastreio de alvo móvel, flutuação em pé, flutuação em é associada ao rastreio de alvo móvel e o controle do movimento com máxima turbulência.

De notar ainda que o estímulo que a água aquecida oferece ao nível da superfície corporal submersa facilita a prática dos exercícios utilizados para a reabilitação vestibular porque melhora a circulação sanguínea e promove o relaxamento muscular.
Para que serve a Fisioterapia Aquática? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/2379506-para-que-serve-fisioterapia-aqu%C3%A1tica/

Comentários