encontrar as passagens mais baratas

Dicas e macetes para encontrar as passagens aéreas mais baratas disponíveis


Resumo escrito por:Bruna14
Há algum tempo deixou de ser um bom negócio enfrentar três dias de ônibus para ir de São Paulo a Recife. Ir de avião sai mais em conta haja vista de ser mais rápida, mais confortável e o turista ainda economiza um almoço uma janta e alguns dias para curtir o destino. Agora comprar passagens aéreas baratas é uma arte.
A lógica de venda de bilhetes é muito particular e, em um mesmo voo e classo os preços podem sofrer bastante variação. Grupo de assentos, horário e datas podem influenciar nos valores, embora os serviços sejam os mesmos em todo o mundo.
Assim, para conseguir bilhetes mais baratos é necessário muita pesquisa. Quem tiver maior disponibilidade para fazer contas e comparações sairá melhor. Abaixo alguns macetes que podem ajudar:
  • Fique de olho nos dias e horários
Normalmente as companhias aéreas dão descontos em voos menos procurados, como os que partem entre as 10hrs e as 16 hrs, embarques as terças, quartas e sábados.
O horário da compra também influencia. Se você fizer uma pesquisa entre meia-noite e 5 h encontrará preços melhores do que se realizar a mesma pesquisa as 14h.
  • Compre com antecedência
Quanto antes melhor. As passagens vao ficando mais caras a medida que a data se aproxima. O ideal é planejar com três meses de antecedência. A flexibilidade de datas também é importante, as vezes, adiar em um dia sai mais barato do que pagar por um passagem no domingo, por exemplo.
  • Promoções
Pesquisar é a regra número um. As companhias aéreas tem usado seus sites e sites de rede social para divulgar promoções relâmpago. Vale ficar de olho, principalmente nos finais de semana.
Fique atento a promoções que dão desconto a apenas um trecho do voo, nesses casos as vezes vale mais a pena comprar a passagem em um dia diferente do que os dias da oferta. Leia também o regulamento para não ser pego de surpresa.
  • Use suas milhas com sabedoria
Brasileiros já estão acostumados com comprar passagens com pontos do cartão de crédito. Ainda assim o desperdício de milhas é alto.Cada programa de fidelidade tem suas regras específicas, mas normalmente trechos nacionais tem o mesmo valor em pontos, compensando apenas para aqueles percursos mais longos. Sendo que os pontos podem ser usados em qualquer período do ano, compensa mais usá-los na alta temporada.
Acumular milhas também exige planejamento. As companhias aéreas vendem bilhetes de diferentes classes, e, quanto mais caros, maior a quantidade de pontos oferecidos e a flexibilidade propiciada (como exclusão de taxas para remarcar o voo, por exemplo).
  • Sites de pesquisa de passagens
Embora os sites de pesquisa auxiliem muito sendo uma boa ferramenta, há de se manter em mente que são como agências de viagens e cobram taxas de serviço, por isso não finalize um pedido sem antes verificar o preço direto da companhia. As taxas portuárias também costumam ser informadas apenas no final da compra.
  • Leilões e compras coletivas
Buscar outras maneis como sites de compra coletiva. Alguns possuem pacotes que incluem o trecho aéreo. Apenas é necessário tomar cuidado com as restrições como, por exemplo, o período.
A Gol tem semanalmente lotes de passagem para o leilão da empresa Milan Express (milanexpress.com.br). Os trechos não podem sofrer alteração de dias e datas e a leiloeira cobra taxa de serviço. É importante que o turista leia atentamente as regras de cada passagem.

Também a TAM tem um canal próprio de compras coletivas. Pelo tam.com.br o cliente tem acesso ao SaveMe, portal que vende efetivamente os bilhetes. Cada oferta fica disponível por um tempo determinado e exige um número mínimo de compradores para que seja efetivadaAs passagens vendidas nesta modalidade também têm regras específicas de utilização.

  • Voe por outras companhias
Muitas empresas oferecem voos a custos reduzidos - e nem por isso são as mais populares. Se a meta de uma viagem é economizar e conseguir a tarifa mais barata possível, aposte em companhias menores.

A Webjet, por exemplo, oferece tarifas abaixo da média. A antiga OceanAir opera hoje como Avianca, e embora ainda não seja tão popular, oferece bons preços e seu serviço costuma ser elogiado. Já a Azul oferece muitas opções de destinos, mas a maioria dos voos saem de Campinas, no interior de São Paulo. Muitos turistas descartam a companhia pela distância do aeroporto, mas a empresa oferece ônibus gratuitos que levam o cliente de diversos pontos da capital paulista para Viracopos. Os preços são competitivos e a viagem pode ficar bem mais barata.

Para voos internacionais, algumas estratégias podem ser vantajosas. Empresas como a inglesa British Airways, e a árabe Emirates, têm voos para Buenos Aires com parada em São Paulo. Em alguns casos, as companhias disponibilizam lugares com preços menores para completar o voo. É preciso pesquisar durante muitos dias para encontrar um preço que valha a pena. Se houver tempo para pesquisar, você pode ter a experiência de voar por uma companhia de luxo, como a Emirates, por um preço similar à média.

Dicas e macetes para encontrar as passagens aéreas mais baratas dispon Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/travel/2386995-dicas-macetes-para-encontrar-passagens/

Comentários