Como fazer pão francês

Como fazer pão francês.


Resumo escrito por:ed2123
Ingredientes:

1 quilo de farinha de trigo de ótima qualidade.
30 gramas de fermento biológico. Fresco
10 gramas (uma colher de chá cheia) de açúcar.
20 gramas (duas colheres de x cheia) de sal.
20 gramas (uma colher de sopa) de margarina (ou banha suína).
500 ml (dois copos) de água gelada.
250 ml (um copo) de água morna

Obs.; mesmo não sendo obrigatório, o ideal será usar um melhorador de farinha Produto que garante uma massa mais elástica e no final um produto mais leve e volumoso.

Modo de Preparo:

Despeje a água morna em uma tigela funda e acrescente o fermento biológico e o açúcar. Mexa-os até dissolverem e deixe descansar por 30 minutos.
Em seguida adicione os demais ingredientes e água gelada, misture bem todos os ingredientes.
O Ideal será usar uma batedeira com gancho para massas, isso irá facilitar o trabalho. Porem se não dispuser da batedeira, terá que bater a massa com as mãos. Sove bem a massa empurrando-a para frente com a palma da mão dobrando-a sobre se mesma.
A massa não deverá grudar nas mãos, deverá ficar Liza e enxuta, e caso isso ocorra jogue um pouco de farinha de trigo até ficar no ponto. Para saber se a massa está no ponto, corte um pedaço da massa e estique se não quebra com facilidade a massa estará no ponto.
Deixe descansar por uma hora Divida a massa em aproximadamente 20 porções e de a elas a forma alongada do pão francês. Arrume os pães um uma ou duas assadeiras. E Cubra com um pano e deixe a massa dobrar de volume, por cerca de 1 hora. Aqueça o forno a 200 graus. Com a ajuda de uma lâmina de barbear ou estilete, faça um corte raso em cada pãozinho no sentido do comprimento. Leve ao forno. Para obter um pão com a casca bem crocante será necessário que haja vapor no forno e para isso você deverá colocar um recipiente de alumínio com um pouco de água no fundo do forno, logo após ter colocado os pães. Feche o forno imediatamente.
O tempo de assa mento fica em torno de 40 minutos, porém poderá haver variações e isso vai depender do tamanho do forno da temperatura (em geral os pães são assados em 200 graus, entretanto você pode programar o forno a uma temperatura que varia de 170 a 220 graus). Por esse motivo será bom que ficar de olho no visor do forno para que o pão não queime.


Como fazer pão francês. Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/2066804-como-fazer-p%C3%A3o-franc%C3%AAs/

Comentários