Diferenças entre os tipos de gasolina



Crítica escrita por:mrlinkbiz
Quando paramos em um posto de gasolina, notamos diversas bombas como gasolina comum, aditivada ou Premium. Pelo menos uma vez na vida todo motorista já se perguntou com qual combustível encher o tanque. Fizemos uma pesquisa interessante. Daí surgem as seguintes perguntas.

Quais são as principais diferenças entre o combustível comum, aditivado e Premium?

De acordo com especialista diretor de uma empresa especializada em lubrificação automotiva, a gasolina comum não contém aditivos de limpeza e dispersantes.
Isso significa que, ao longo do tempo, há o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão. A gasolina aditivada traz uma série de detergentes especiais misturados ao combustível, que trabalham para "limpar" todo o sistema do eículo. Por último, a gasolina Premium, assim como o combustível aditivado, traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas, e emite menos enxofre durante a queima, causando menos impacto ambiental, já que polui menos, na realidade, o que ocorre é simplesmente uma cobrança de preço maior por um produto de baixa qualidade, já que nossa melhor gasolina é exportada, ficando par o mercado interno um combustível de baixo o teor de octanagem, com baixo rendimento e altamente poluente.

O motor fica mais econômico quando se usa combustível aditivado?

Segundo, engenheiro especializado da área de combustível, a função do combustível "especial" e dos aditivos está apenas relacionada com a limpeza dos componentes internos e não no aumento de rendimento ou na performance do motor.
Usar gasolina aditivada tem o mesmo efeito que usar gasolina comum e de tempos
em tempos usar um aditivo?

Especialistas que defendem a teoria, que os aditivos não são certificados, e não é possível saber as reais substâncias presentes. Logo, não é recomendado usar aditivo, apenas o combustível aditivado. Para eles, o efeito do combustível aditivado é o mesmo que a combinação gasolina e aditivos, mas sua proporção deve seguir as indicações do fabricante do aditivo. A vantagem seria um controle efetivo da aditivação, sem o risco de fraude existente nos postos.

O que são os chamados "detergentes" presentes no combustível
aditivado?

Os detergentes da gasolina são hidrocarbonetos específicos para a limpeza e nada têm a ver com o detergente de cozinha. É um detergente na acepção do termo, o que significa que tem ação detergente.

Por que alguns modelos sugerem o uso de gasolina aditivada?

Segundo especialista, isso acontece com base no fato de a gasolina aditivada ser um produto um pouco mais elaborado, como opção para uso em alguns veículos com tecnologia avançada com o intuito de manter o sistema de alimentação mais protegido garantindo assim uma boa performance do motor. Outro afirma, no entanto, que a maioria das montadoras habilita os veículos para receber etanol, gasolina ou gasolina aditivada, no caso de modelos flex, e que a rodagem é a
mesma com os três combustíveis.

Os motores atuais são modernos e não precisam de combustível aditivado?

Alguns dizem que sim, mas na verdade não. Atualmente, existem sistemas de prevenção, que funcionam justamente para limpar as impurezas dos combustíveis, como injetores com sistema auto-limpante, e a gasolina aditivada é indispensável. A proposta da gasolina aditivada é manter um sistema de alimentação de combustível mais
limpo e isso produz melhores resultados, mesmo em motores modernos.

Veja a diferença entre os tipos de combustíveis:

Gasolina comum

A brasileira possui cerca de 25% de etanol em sua composição. Não possui corantes ou aditivos. Essa afirmação é enganosa, pois a gasolina é incolor e adicionam corante amarelo parara distinguir a gasolina do Álcool.

Gasolina aditivada:

Possui detergentes que evitam a formação das chamadas gomas e protege o filtro e as tubulações do veículo. Também mantém os bicos injetores limpos.

Gasolina Premium:

Tem a maior octanagem entre as gasolinas vendidas, fator que permite melhor aproveitamento
do potencial do motor.

Gasolina e seus derivativos – As diferenças e verdades Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/products/auto/2388552-gasolina-seus-derivativos-diferen%C3%A7as-verdades/

Comentários