planeta que orbita em duas estrelas

Descoberto o primeiro planeta que orbita em duas estrelas


Resumo escrito por:ed2123
Descoberto o primeiro planeta que orbita em dois sois. Ele recebeu o nome de Kepler-16b, é um mundo gelado do tamanho do planeta Saturno, e orbita em um círculo quase perfeito há cerca de 200 anos-luz de distância da terra.
O planeta foi observado pela agência espacial Americana, que utilizou o telescópio espacial Kepler, o qual monitora o brilho de 155.000 estrelas, de acordo com a pesquisa publicada na revista Ciência.
"Esta descoberta é impressionante", disse o co-autor Alan Chefe da Instituição Carnegie para Ciência do Departamento de Magnetismo Terrestre.
"Mais uma vez, o que costumava ser de ficção científica se transformou em realidade."
"Kepler-16b é a primeira confirmação de um planeta orbitando não uma, mas duas estrelas", disse o co-autor Josh Carter, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.
"Mais uma vez, estamos descobrindo que o nosso sistema solar é apenas um exemplo da variedade de sistemas planetários que a natureza pode criar."
Se houvesse pessoas em Kepler-16b, poderiam ter a visão de um pôr do sol duplo, mas esse cenário é altamente improvável devido à temperatura da superfície do planeta ser extremamente gelada-73 a-101C.
O frio ocorre devido ao fato de que o planeta Kepler-16b mesmo possuindo dois sóis em que ele orbita a cada 229 dias, a uma distância de 105 milhões de quilômetros, eles são menores e mais frios do que o nosso Sol único.
Um dos sois tem uma massa com aproximadamente 20 % do nosso sol. Enquanto que a outra estrela possui uma massa cerca de 70% da massa da nossa estrela.
O estudo foi liderado pelo cientista Kepler Laurance Doyle da Califórnia-baseado SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) Instituto.
AFP

Descoberto o primeiro planeta que orbita em duas estrelas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/astronomy/2211722-descoberto-primeiro-planeta-que-orbita/

Comentários