livro renascer para a vida



Resumo escrito por:OUTONODAVIDA
Quando da publicação deste livro, o

Autor lecionava da área de Educação e Humanismo


na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo, RS. Graduado em Filosofia, obteve os títulos de Especialista em Psicologia Educacional e Especialista em Filosofia. Cursou, também, a Faculdade de Letras Clássicas e de Teologia. Alicerçado em um vasto e profundo estudo de Ciências Humanas, dedicou-se ao estudo da psicologia aplicada e psicologia da saúde. Mais especificamente, à proposta do desenvolvimento das potencialidades mentais e do pensamento positivo.

A partir de um texto simples e breve, de fácil compreensão, o Autor aborda, inicialmente, as idéias e os princípios básicos da linha do PENSAMENTO, amplamente conhecidas como: "poder da mente", "controle mental", "poder mental", "pensamento positivo", "auto-realização", etc... Em um segundo momento, estuda o poder da mente, refletindo sobre a realidade que nos cerca e lembrando que podemos e devemos intervir nessa realidade, para construir um mundo melhor. Finalmente, busca dirigir sua exposição para o espírito da filosofia humanista-cristã.

Na Introdução, o Autor informa que "Esta mensagem se resume no seguinte: O homem é convidado a crescer em vitalidade, em todas as suas dimensões, em direção à plenitude da vida e à vida eterna." E ensina que crescer em todas as suas dimensões e desenvolver o quanto possível suas capacidades constitui tarefa e compromisso de cada um, que ninguém pode substituir. Ao mesmo tempo, informa que ninguém se realiza sozinho, mas que a realização deve ocorrer individualmente, em comunidade.

No Capítulo 1, apresenta ao leitor "NOSSO MUNDO MÁGICO", lembrando os pontos positivos do Mundo, do ponto de vista do ambiente natural, da Natureza, das condições técnico-científicas em que vivemos, das maravilhas que estão ao nosso alcance (Chuveiro elétrico, trem, trator, colheitadeira, fogão a ás, geladeira, computador, TV, vacinas que impedem a morte de milhares de pessoas, etc.), levando-nos a pensar como seria a vida (que foi vivida por nossos antepassados), sem todas essas maravilhas e esse conforto.

Mas, a seguir, no Capítulo 2, mostra-se o outro lado da moeda: "NOSSO MUNDO SOMBRIO". Neste momento, aborda os aspectos negativos do mundo em que vivemos. Vemos, então, que, ainda que esteja gozando de boa situação financeira e tenha acesso a todos os bens tecnológicos que deseje, o homem de nossos dias vive sem entusiasmo pela vida, ansioiso, com medo, deprimido... em uma situação aflitiva. O motivo disso tudo consiste no fato de que, apesar de todo o conforto que pode advir dos bens materiais, este não é um mundo onde a pessoa humana recebe o devido valor e o necessário cuidado. Todo o empenho dos últimos séculos voltou-se para as ciências exatas e a tecnologia e foi esquecido o o que é essencial, ou seja, o mundo interior das pessoas. E isso se aplica à situação mundial e à situação nacional. Às nossas comunidades e às nossas famílias ("Como é difícil encontrar um lar onde pais e filhos são amigos!", diz o Autor).

Essa situação não pode ser aceita como normal e deve ser possível um mundo diferente.

E é isso o que vemos, a seguir, no seguimento do livro. Temos o direito e o dever de ser felizes! E isso é possível. Em primeiro lugar, o homem tem que buscar conhecer-se, aceitando que é seu coração (em seu íntimo) que a infelicidade tem suas raízes. Deve buscar descobrir as potencialidades e energias que possui em seu ser. Buscar livrar-se da "carga negativa" que carrega e alimenta, com relação a si mesmo e aos outros, entendendo que o negativo atrai o negativo.

O Autor analisa, com maestria, o "CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE", levando a compreender as forças que concorremn na estruturação de nossa personalidade e os dinamismos que influem sobre nossos comportamentos. Então, analisa as idéias centrais sobre as quais se baseia a linha de pensamento ("pensamento positivo", "poder da Mente", "controle mental",...) e a forma de mudança que essa linha oferece, para que se alcance uma vida melhor. Ensina sobre a importância do SUBCONSCIENTE, informando que o modo como nos sentimos, comportamo-nos e relacionbamo-nos, depende, em sua maior parte, da carga de vivências que estão presentes no subconsciente. Somos aquilo que pensamos e nosso subconsciente vai tornar realidade concreta aqueles pensamentos e imagens que ele recebe do consciente. Ou seja, o consciente decide e escolhe e o subconsciente "processa" e faz acontecer.

Há necessidae, portanto, de quebrar o círculo vicioso de nossos pensamentos, mudando a carga do subconsciente, que aceita, obedientemente, todos os recados que lhe são enviados. Devemos, portanto começando a mudar os pensamentos, governar a imaginação e criar, mentalmente, vivências positivas ("Eu nasci para o sucesso!", "Eu tenho Saúde!" . "Eu tenho sorte!", "Tudo me favorece!", "Todos gostam de mim!", "Sou um ser humano feliz!", etc..., etc..., à nossa livre escolha). E enquanto fazemos cada afirmação, devemos imaginar o que estamos afirmando, como se já fosse assim, como situação REAL. Mas é preciso dedicar-se, com firmeza, insistência e perseverança, nessa programçao mental. Com isso, desenvolve-se uma atitude positiva de vida, modificando a carga negativa do subconsciente (expulsando os demônios da mente), transformando-a em positiva.

Nas partres finais do estudo, firma a posição de que "A FELICIDADE É POSSÍVEL", ensina a relaxar, para trabalhar com a programação mental, e alerta para a importância decacreditar em si mesmo. Conclui o livro, demonstrando o PODER INFINITO que será obtido, a partir da descoberta das capacidades que se encontram dentro da pessoa humana.
Renascer Para a Vida Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/2384923-renascer-para-vida/

Comentários