Esperanças Diante da Morte



Resumo escrito por:OUTONODAVIDA
Sem dúvida alguma, a Dor, o Sofrimento, a Doença, a Morte e o Luto fazem parte das vidas de todo o ser vivente. Todos nós, de uma forma ou de outra, já tivemos que enfrentar essas situações, como fatos sobre os quais não nos restava outra alternativa, senão a aceitação. E, por mais preparado que, diante de um caso real, o ser humano esteja, existe sempre uma grande dificuldade de lidar com essas situações.

A Autora, Christine Longaker, é discípula, desde 1980, do Mestre Budista Sogyal Rinpoche. Iniciou-se no Budismno após a morte de seu marido, quando enfrentava profunda crise diante da perda. Trabalhou, junto com Rinpoche, no desenvolvimento de um programa completo de educação e treinamento, "Acompanhamento Espiritual Para Viver e Morrer", que aplica os ensinamentos budistas ao cotidiano: Vida, Morte e Luto.

Rinpoche inicia a Introdução ao livro com palavras escritas há centenas de anos no medieval "Livro da Arte da Morte": "APRENDE A MORRER E APRENDERÁS A VIVER. Não há ninguém que saiba viver, que não haja aprendido a morrer.". Afirma que, se pudermos aprender a encarar a morte, teremos aprendido a lição mais importante da vida, que é como encarar a nós mesmos, fazendo as pazes conosco no sentido mais profundo possível. E aduz que, lamentavelmente, as pessoas só começam a pensar na morte pouco antes do ponto final de suas vidas.

A Autora embarcou em sua jornada espiritual buscando livrar-se do sofrimnento após a morte de seu marido. Então, começou a perceber que muitas pessoas também sofriam, durante suas doenças e processos de morte, bem como diante das doenças e morte das pessoas que amavam, tal como ela sofrera. E testemunhou os profundos desafios enfrentados pelos médicos, assistentes, parentes e amigos, diante dos pacientes terminais. Partindo de sua própria experiência diante da morte e do luto e das experiências de muitos seres humanos que as estavam vivendo, com os quais manteve contato, durante sua especialização em Estudos Comunitários da Universidade da Califórnia,, em Santa Cruz, sentiu a necessidade de ajudar os outros a aprenderem uma maneira nova e esperançosa de se preparar para a morte.

Esta obra apresenta uma profunda compreensão do potencial humano e uma orientação de como é possível a preparação emocional e espiritual para o fim, a partir de princípios universais, com base nos quais cada um poderá encontrar ressonâncias dentro de suas próprias tradições religiosas. A Autora revela, também, os frutos de sua experiência de muitos anos no acompanhamento de doentes terminais. Expõe métodos e técnicas, para que qualquer pessoa possa prestar auxílio eficaz e compassivo ao outro, diante de uma situação concreta.

No auxílio, que pode ser prestado diante da Morte, estão a compreensão e transformação do sofrimento, a cura dos relacionamentos, o estabelecimento de ligaçõies e de desapego, a preparação espiritual para a morte (independentemente da corrente religiosa que se siga ou de não se seguir nenhuma) e, de forma enfática, encontrar o significado para a vida que foi vivida, que trará a serenidade diante da morte e a aceitação desta como o encerramento de uma tarefa cumprida e concluída.

Trata-se de uma obra profundamente humana, rica em informações e histórias de experiências reais, que pode levar à tranquilidade interior, à paz e à capacidade para agir de forma eficaz, segura e serena diante do sofrimento, da doença, da morte e do luto.
Esperança Diante da Morte - Preparando Espiritualmente a Partida Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/2385657-esperan%C3%A7a-diante-da-morte-preparando/

Comentários