Ciência Náutica dos Portugueses



Resumo escrito por:OUTONODAVIDA
Esta obra constitui o terceiro volume da "Coleção Henriquina", editada pela Comissão Executiva das Comemorações do Quinto Centenário da Morte do Infante D. Henrique. A publicação da coleção teve por objetivo divulgar ao grande público alguns trabalhos de historiadores portugueses, considerados fundamentais para o conhecimento de aspectos decisivos da vida e obra do Infante D. Henrique e da História dos Decobrimentos.

Este livro contém um estudo ímpar do Comandante Fontoura da Costa, grande Historiador dos Descobrimentos, que foi redigido em francês e publicado em 1941, por determninaçâo do Ministro das Colônias, pela Agência Geral das Colônias. Trata-se de um trabalho de síntese, perfeito e completo, que fornece o entendimenrto necessário do importante problema da Astronomia Marítima, que esteve na base do Descobrimento do Atlântico e que constitui a glória dos homens da Escola de Sagres.

O livro acha-se ilustrado com gravuras, que representam os aparelhos náuticos estudados na obra: O Astrolábio, o Quadrante e a Balestilha - decisivos instrumentos dos Descobriumentos portugueses.

Gil Eanes, um navegador português, escudeiro do Infante D. Henrique, foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, dando início à época dos "grandes descobrimentos". Essa foi a primeira realização do Infante de Sagres, que soube concentrar em si a direção das empresas portuguesas de ultramar e recorrer ao auxílio de técnicos, para o aperfeiçoamento dos processos de navegação mediterrânea.

Há muito esgotado do comércio e extremamente raro, este livro relata os passos iniciais da Navegação Astronômica, desde os primeiros instrumentos de observação até à elaboração das Cartas Náuticas, que possibilitaram que os mares fossem descobertos e navegados.

Um livro que, certamente, poderá enriquecer o acervo de Navegadores, Historiadores, Professores e Alunos de História, bem como de todos aqueles que têm interesse de voltar os olhos para as pegadas, que marcaram nossos caminhos e nos trouxeram até aqui, e que ficaram marcadas, de forma definitiva, na História da Ciência e da Humanidade.
A Ciência Náutica dos Portugueses na Época dos Descobrimentos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/history/2385398-ci%C3%AAncia-n%C3%A1utica-dos-portugueses-na/

Comentários