o que é Sociologia considerações



Resumo escrito por:Estesinversos


A Sociologia, em linhas muito gerais, é um ramo científico incluído na grande área das ciências sociais e humanas que tem como escopo a explicação dos fenômenos sociais: as relações entre sujeitos e grupos no âmbito das sociedades. Essa ciência tende a identificar padrões e caracteres gerais presentes nas diversas classes de fenômenos sociais. Desse conceito, teço considerações impressionistas sobre o atual momento da sociologia como disciplina universitária.


Em minha perspectiva, a Sociologia é o campo de conhecimento que investiga e analisa o homem como ser social e gregário. É a ciência que considera a cultura, os costumes e os feitos humanos como fatos sociais, ou seja, como construções histórico-culturais de grupos humanos. A inserção da disciplina Sociologia na grade curricular dos cursos universitários se deu quando a sociologia estava em alta. Faço considerações pessoais sobre a importância da sociologia em qualquer curso universitário, pois, conforme seu escopo epistemológico e pragmático, essa ciência consubstancia os conhecimentos específicos nas outras áreas de saber, especialmente nas Humanidades e em Letras e Linguística. Afinal, nessas áreas, os bacharéis e licenciados lidam com seres humanos em sociedade (alunos e demais agentes educacionais e de pesquisa) e com produtos sociais e culturais de peso, a saber: fenômenos sociais em geral, a literatura e as línguas.


A partir de minha experiência e leituras, vejo que a sociologia tem perdido seu “peso” acadêmico nas últimas décadas, em nível mundial. No Brasil, pelo fato de termos tido recentemente um presidente sociólogo, por exemplo, essa diminuição da importância da sociologia tem sido menos intensa. Sinto, ainda, que há certa reserva a esse campo do saber junto ao corpo acadêmico como um todo, para o que posso tentar uma hipótese: os conhecimentos específicos da sociologia podem ser inseridos em outras disciplinas das grades curriculares dos vários cursos universitários, especialmente com a ascensão dos chamados Estudos Culturais ou Crítica Cultural, que veem o conhecimento como radicalmente interdisciplinar ou até mesmo antidisciplinar. Como os Estudos Culturais têm como fundamento a indissociabilidade entre cultura e sociedade, seu impulso tende a se entender para todos os campos do saber, fazendo com que os conhecimentos e métodos sociológicos e antropológicos sejam estendidos a outras áreas. É uma hipótese.


Finalmente, creio que a Sociologia (ainda) seja um campo muito importante para a formação acadêmica em geral.



Sociologia: considerações impressionistas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/2212186-sociologia-considera%C3%A7%C3%B5es-impressionistas/

Comentários