O Homem de Aço crítica



Resumo escrito por:junior28almeida
A semana é marcada com a estreia de O Homem de Aço (2013), mais novo filme da saga do Superman nos cinemas e parte das comemorações dos 75 anos do herói. O filme pode ser visto como uma nova tentativa de renascimento do protagonista, já que seu último filme de sucesso foi ainda nos anos 1980, com Superman II ainda interpretado por Christopher Reeve e dirigido por Richard Lester. O filme, aliás, chega a ser uma extensão da obra de 1980, já que o vilão General Zod, agora interpretado por Michael Shannon, reaparece para dificultar as coisas ao herói.

Henry Cavill, ator de origem britânica, tentar imprimir uma nova visão do herói, enfrentando o dilema entre se entregar pelo planeta que escolheu para chamar de lar, ou esperar as consequências por tentar enfrentar o General Zod e saber que muitas vidas podem se perder no combate. Dentre estas vidas, a de sua amada Lois Lane (Amy Adams). O filme dirigido por Zack Snyder não tem nenhuma ligação com a última aventura Superman: O Retorno (2006), quando Luthor tentou erguer um novo continente a partir de um fragmento de kryptonita.
Dessa vez, os fãs podem aguardar uma releitura da origem do personagem, desde sua fuga do planeta natal, Krypton, orquestrada por seus pais, até a firmação de sua identidade enquanto uma figura que se coloca a prestar o bem a Metrópolis e ao resto do mundo. O General Zod quer exterminar o último habitante de Krypton por sua desobediência a linhagem já traçada desde seu nascimento: os kryptonianos vivem em sociedade de castas, onde cada qual tem seu destino “fabricado” em encubadoras. Jor-El, pai biológico do herói agora vivido por Russel Crowe, sabe da potencialidade dos poderes de seu filho e lhe instrui a usá-los a favor do bem e da justiça. Sabendo disso, Zod intima o herói a entregar-se ou enfrentar forças até então desconhecidas.

Por ser uma releitura das origens das personagens, embora o protagonista seja cercado de elementos fantasiosos, o espectador pode ver uma aproximação da realidade em muitos pontos do filme, principalmente pelo personagem se ver em uma vida de escolhas desde a infância até a fase adulta, mesmo sabendo o que isso pode lhe acarretar.

O Homem de Aço: Um Breve Olhar Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/2381823-homem-a%C3%A7o-um-breve-olhar/

Comentários