livro Tudo que você não soube



Resumo escrito por:suellenmoraes
Fernanda Young é uma escritora peculiar. Estudou Letras e Jornalismo, mas aparentemente não simpatiza muito com a vida acadêmica. Lançou seu primeiro livro em 1996, chamado Vergonha dos pés e embora este não tenha alcançado grande atenção da mídia e do público, hoje Fernanda é uma profissional que chama a atenção, tanto pelo estilo narrativo característico como pela própria personalidade.
O livro "Tudo que você não soube", conta a história de uma mulher casada, com filhos e vida aparentemente normal e feliz. Porém, após algumas páginas o leitor descobre que a personagem, na sua adolescência, assassinou a mãe com uma martelada.
O foco narrativo é em primeira pessoa, justamente para expor o ponto de vista de uma assassina que se explica, de uma forma verdadeiramente sincera, tudo que a levou a fazer isso. A história é contada na forma de uma carta que a personagem central escreve ao pai moribundo, com a intenção de contar tudo aquilo que ele não soube sobre a vida dela, inclusive os motivos pelos quais ela matou a mãe.
A sinceridade com que a protagonista conta toda a história é fenomenal, dentro disso, surgem críticas à sociedade e a estruturas da mesma, como família, religião e meios de comunicação. São estes elementos que acabam por provocar traumas na personagem, um exemplo de como a sociedade produz seus próprio "monstros" para depois os condenar.
Como eu estou acostumada a ler livros mais antigos, é interessante ler uma história com aspectos tão contemporâneos, pois Fernanda cita muitas situações pelas quais nós brasileiros lidamos no dia a dia, como a emissora de Tv, filmes entre outros.
O livro é envolvente e a leitura é agradável, embora tenha algumas passagens "pesadas" sobre drogas, sexo, enfim, coisas do passado da personagem central. Esta foi a primeira obra de Fernanda Young que eu li e fiquei interessada pelo trabalho dela, com certeza recomendo.


Tudo que você não soube Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/romance/2078941-tudo-que-voc%C3%AA-n%C3%A3o-soube/

Comentários