livro o Monge e o executivo



Resumo escrito por:Pagani
Este livro conta a história de Jhon Daily um executivo que leva uma vida aparentemente perfeita, é bem sucedido, casado e pai de dois filhos. Só que essa visão é somente superficial, já que por ser muito dedicado ao seu trabalho, deixa sua família de lado, e vira alvo de descontentamento para seu filho mais novo, sua filha que já não é carinhosa como antes e sua esposa que não tem a atenção do marido. Apesar da dedicação no seu trabalho, ele tinha uma equipe insatisfeita e descontente, pois esquecia de se preocupar com o mais importante dos recursos, o humano. Então, em um dado momento Jhon é aconselhado a ir para um retiro de descanso e reciclagem mental, junto com outras seis pessoas, quem liderava o grupo era Leonardo Hoffman, um executivo respeitado dos Estados Unidos. Durante o encontro que durou uma semana, foi definido e debatido o assunto liderança, que se tratava de ser uma habilidade de influenciar as pessoas a trabalharem com alegria para alcançar um objetivo específico, visando o bem comum.
Outros assuntos foram conceituados como autoridade, que seria levar as pessoas a fazerem o que você quer por causa da sua influência pessoal e falaram também sobre o poder, que é forçar alguém a fazer o que você quer, mesmo que ela a princípio seja contra sua idéia. Jhon aprendeu que um líder não força os seus subordinados a fazerem o que ele quer usando do temor, e sim deve aprender a lidar com as pessoas e convencê-las a ser uma equipe, que visem o sucesso no trabalho, em que todos estão unidos e se dedicam inteiramente.
O Monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/2380562-monge-executivo-uma-hist%C3%B3ria-sobre/

Comentários