Diferença entre gás e vapor



Resumo escrito por:RafaelSouzaSantos
Qual a diferença entre gás e vapor?

Esta pergunta aparece com freqüência quando se inicia o estudo dos gases em física ou química. Entretanto é preciso que alguns conceitos estejam bem definidos para que possamos caracterizar a principal diferença que distingue o gás do vapor. Primeiro ponto chave é saber que gasoso é um estado da matéria que possui duas formas o vapor e o gás.
Vapor: É o estado gasoso da matéria em forma de vapor. As suas características são: com o aumento da pressão o vapor volta a ser liquido.
Gás: É o estado gasoso da matéria em forma de gás. As suas características são: não importa a pressão que seja aplicada em um gás ele sempre será um gás.
Agora sim, mais afinal o que distingue o gás do vapor? A resposta para esta pergunta é a “temperatura crítica”, ou seja, toda substância possui uma “temperatura crítica”, isso significa que quando uma substância ultrapassa a sua “temperatura crítica” ela deixa de ser um vapor e vira um gás.
Por exemplo, a água tem seu ponto de ebulição a 100°C onde ela vira vapor, porém sua “temperatura crítica” é 374,15°C onde ela deixa de ser vapor e vira um gás.
Um exemplo comum que costumamos ouvir é que no botijão de gás de cozinha temos o gás liquefeito dentro do botijão devido à grande pressão a qual ele esta submetido, entretanto isso é um grande erro de conceito a respeito do comportamento dos gases. Na realidade o que temos no botijão de cozinha é vapor de butano e propano, pois as temperaturas críticas destas substâncias são de 152°C e 96,6°C, desta forma como existe um vapor dentro do botijão evidentemente ele pode ser liquefeito.

Qual a diferença entre gás e vapor? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/2361984-qual-diferen%C3%A7a-entre-g%C3%A1s-vapor/

Comentários