como funciona computação em nuvem



Crítica escrita por:Pagani
A computação em nuvem é uma ideia nova e interessante no mundo tecnológico. Trata-se de utilizar recursos computacionais de armazenamento sem necessidade de um dispositivo físico e preocupação com sua localização. Por se tratar de algo novo, a computação em nuvem não possui um conceito claro definido, sendo descrita como um ambiente que interliga muitos servidores, sejam estes físicos ou recursos disponibilizados na internet, que são utilizados para executar aplicações e armazenar informações, podendo também ser definida como um recurso mais avançado que a virtualização. O usuários da internet acessam aplicativos e suas informações na internet por diversos dispositivos e isto é feito de forma transparente ou seja, acessam servidores desconhecidos. Estes servidores desconhecidos são chamados de "nuvens".
A computação em nuvem é uma tecnologia que propicia o pagamento dos serviços baseados na sua utilização. Por esta razão, não limita seus usuários, podendo ser utilizada pelo usuário individual para armazenar seus arquivos pessoais até a terceirização da infraestrutura tecnológica das grandes empresas. Essa tecnologia ainda apresenta o benefício de o usuário poder acessar seus dados de qualquer local de forma simples e segura.
A nomenclatura nuvem adotada para esta tecnologia abrange o conceito de um ambiente desconhecido, onde todos os recursos não são vistos e o usuário só tem acesso a uma tela padrão onde estão disponibilizados todos os dispositivos de armazenamento e serviços.
Existem três principais modelos de serviços para computação em nuvem: Infraestrutura como serviço, software como serviço, plataforma como serviço.
Computação em nuvem Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/software/2381135-computa%C3%A7%C3%A3o-em-nuvem/

Comentários