como foi A Formação da Terra



Resumo escrito por:TANNY34

Há evidências científicas de que a Terra surgiu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos, a partir da aglomeração de poeira, rochas e gases que giravam em torno do Sol em formação. A maioria dos cientistas acredita que o processo de aglomeração gerou tanta pressão e calor que o material rochoso se fundiu, originando uma esfera incandescente, a Terra. A partir de então o planeta começou lentamente a esfriar devido à irradiação do calor para o espaço.
Durantes os primeiros 700 milhões de anos de existência, a Terra foi bombardeada por corpos rochosos vindos do espaço, muitos com centenas de quilômetros de diâmetro. Acredita-se que alguns desses corpos fossem cometas ou asteroides, que teriam trazido a maior parte da água presente na Terra.
Quando a Terra tinha cerca de 1 milhão de anos de idade, sua superfície já havia resfriado o bastante para permitir a existência de uma crosta sólida. Em breve a água proveniente das chuvas torrenciais que então ocorriam começou a se acumular em depressões da crosta terrestre, dando início ao processo de formação dos oceanos.
Como vimos, o início da existência da Terra foi turbulento. A temperatura era altíssima, a ponto de fundir as rochas na superfície terrestre. Além disso, a jovem Terra era constantemente bombardeada por asteroide provenientes do espaço sideral. Estes se chocavam com a superfície terrestre em eventos catastróficos, contribuindo para o aumento da temperatura e da massa do planeta.
Os cientistas estimas que as colisões de corpos celestes agregaram pelo menos 1018 toneladas de matéria à Terra em formação. Considerando que a massa da Terra é de quase 6 X 1021 toneladas, conclui-se que parte substancial dos componentes terrestres originou-se de asteroides e meteoritos provenientes do espaço. Descobertas recentes sugerem que maior parte da água e do elemento carbono (C) existentes na Terra chegou a bordo dos asteroides que se incorporaram ao planeta durante sua formação. A intensidade dos choques com asteroides diminuiu drasticamente entre 4,2 e 3,8 bilhões de anos atrás.
A água trazida pelos corpos celestes evaporava em decorrência ao impacto e se acumulava como vapor na atmosfera da Terra em formação. Ao atingir as camadas superiores e frias da atmosfera, o vapor-d ’agua se condensava, produzindo nuvens carregadas e precipitando-se em forma de chuva. Devido às temperaturas elevadas da superfície terrestre, a água voltava a evaporar e o processo se repetia. Acredita-se que, na Terra de pouco mais de 500 milhões de anos de idade, tempestades torrenciais ocorreram continuamente, durante dezenas de milhões de anos.
A partir de determinado momento, a superfície da Terra já havia esfriado o suficiente para que a água líquida se acumulasse nas regiões mais baixas da crosta, formando imensas áreas alagadas, precursoras dos oceanos. Foi provavelmente em um cenário como esse que surgiram os primeiros seres vivos, dos quais descendem todas as formas de vida passadas e presentes.

A Formação da Terra Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2363753-forma%C3%A7%C3%A3o-da-terra/

Comentários