benefícios da água mineral



Resumo escrito por:TANNY34
Para muitos, a água mineral não é somente utilizada como bebida; ela apresenta diversas propriedades curativas, dependendo da fonte de onde foi extraída.
De acordo com o ministério da saúde, água mineral é aquela "obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente capturada, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo e pela proporção relativa de certos sais minerais".
Durante sua passagem por diferentes regiões do solo, a água dissolve diversas substâncias, adquirindo propriedades características, tais como pH, salinidade, odor (em virtude da dissolução de gases) etc. Essas propriedades dependem basicamente das várias espécies químicas dissolvidas numa solução denominada água mineral. A composição da água mineral depende do tipo de solo da região de onde foi extraída.
As água minerais são classificadas conforme suas composições químicas e suas propriedades físico-químicas. As principais espécies químicas encontradas nas águas minerais são os íons cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, mercúrio, níquel, arsênio, cádmio, chumbo, manganês, cromo, cianeto, borato, fosfato, cloretos e ferro. É claro que não podemos esquecer dos gases dissolvidos, sendo os principais o oxigênio e o dióxido de carbono.
No campo é comum as pessoas utilizarem águas que brotam de nascentes, que se fossem analisadas receberiam o título de água mineral. Como nas cidades isso é praticamente impossível, para podermos saborear água mineral, temos que comprar uma engarrafada. Em cada região há várias marcas de águas disponíveis comercialmente, mas nem todas são minerais naturais. A legislação permite que águas purificadas e adicionadas de sais sejam vendidas como água mineral mineralizada. A água mineral mineralizada é uma água comum fornecida por uma empresa de tratamento de água, mas que recebe quantidade de sais para ficar com constituição química semelhante a algum tipo de água mineral. A leitura de rótulos pode ajudar na escolha de uma água que possua características de sabor e de odor agradáveis ao seu paladar.

Água mineral Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/2331523-%C3%A1gua-mineral/

Comentários