saiba sobre trabalhadores do conhecimento



Resumo escrito por:JRNICOLETTI

O termo knowledge worker, trabalhador do conhecimento, foi utilizado pela primeira vez por Peter Drucker em 1954, à quase 60 anos, de acordo com levantamentos de Mladkova (2001).


Os trabalhadores do conhecimento, descritos por Béllanger e Allport (2007), são aqueles envolvidos com a criação, analise, manipulação e organização de dados, transformação e/ou disseminação da informação.
De acordo com Drucker (2001), a próxima sociedade será a “sociedade do conhecimento”, onde o conhecimento será um recurso chave, e os trabalhadores do conhecimento serão o grupo dominante perante a força de trabalho.
Assim como os trabalhadores braçais não qualificados da indústria se tornaram uma importante força política e social no século XX, os trabalhadores do conhecimento se tornarão as forças sociais (e talvez políticas) dominantes nas próximas décadas.
Por outro lado, Davenport (2005) alerta sobre as dificuldades de gerenciar equipes de trabalhadores do conhecimento, aqueles que criam, distribuem ou aplicam o conhecimento. Os principais fatores apontados são o desejo de autonomia, a forma nem sempre estruturada de se trabalhar, e os “atalhos” criados nos fluxos ou rotinas estabelecidas para o trabalho.
Tecnologias como telefones celulares, redes sem fio, computadores portáteis e redes de Internet de banda larga proporcionam links amplos e globais para os teletrabalhadores virtuais que necessitam se comunicar uns com os outros e com a coordenação do projeto.
A facilidade do compartilhamento da informação é fundamental para a execução do trabalho dos knowledge workers no ambiente da Internet. Esses trabalhadores do conhecimento reunidos compõem grupos de trabalho denominados groupwares, que se comunicam de forma estruturada a qualquer hora e em qualquer lugar.

O que são "trabalhadores do conhecimento" ? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/2377568-que-s%C3%A3o-trabalhadores-conhecimento/

Comentários