saiba medidas de renda do País

Medidas de Renda de um País: Produto Nacional Bruto, Liquido e outros

Crítica escrita por:lmonline

As outras medidas diferem do PIB porque incluem ou excluem certas categorias de renda. O que se segue é uma breve descrição de três dessas medidas de renda, ordenadas da maior para a menor;


PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB): é a renda total dos residentes permanentes de uma país. Difere do PIB por incluir a renda que nossos cidadãos ganham no exterior e por excluir a renda que os estrangeiros ganham aqui. Por exemplo, quando um cidadão do Canadá trabalha temporariamente nos Estados Unidos, sua produção é parte do PIB americano, mas não é parte do PNB americano (sua produção é parte do PNB canadense). Para a maioria dos países, incluindo os Estados Unidos, os residentes domésticos são responsáveis pela maior parte da produção interna, de modo que o PIB e o PNB são muito próximos.

PRODUTO NACIONAL LÍQUIDO (PNL): é a renda total dos residentes de uma nação (PNB) menos as perdas decorrentes da depreciação. Depreciação é o desgaste do estoque dos equipamentos e estruturas da economia, como a ferrugem dos caminhões e a obsolescência dos computadores. Nas contas de renda nacional preparadas pelo Departamento de Comércio norte-americano, a depreciação é chamada de "consumo de capital fixo".

RENDA NACIONAL: é a renda total ganha pelos residentes de uma nação na produção de bens e serviços. Difere do produto nacional líquido por excluir os impostos indiretos sobre as empresas (como impostos sobre vendas) e incluir os subsídios às empresas. O PNL e a renda nacional também diferem por causa de uma discrepância estatística que surge por causa de problemas com coleta de dados.

Medidas de Renda de um País: Produto Nacional Bruto, Liquido e outros Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/business-management/2269705-medidas-renda-um-pa%C3%ADs-produto/

Comentários