saiba mais sobre o metabolismo



Resumo escrito por:Misanthrope
O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos vivos para sustentar a vida. Estes processos permitem que o organismo cresce, se reproduz, mantem suas estruturas, e responde ao seu ambiente. O metabolismo é normalmente dividido em duas categorias.

Catabolismo decompõe a matéria orgânica no organismo. O anabolismo utiliza energia para construir componentes de células, como proteínas e ácidos nucleicos.

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, em que uma substância química é transformada por uma série de passos em outra substância química através de uma sequência de enzimas. As enzimas são essenciais para o metabolismo, pois permitem que os organismos executem as reações desejadas, que necessitam de energia e que não ocorrem espontaneamente, acoplando as à reações espontâneas de liberação de energia. Como as enzimas agem como catalisadores. Elas permitem que estas reações procedem com rapidez e eficiência. As enzimas também permitem a regulação de vias metabólicas em resposta às mudanças no ambiente da célula ou a sinais de outras células.
O metabolismo de um organismo determina se uma substância é venenosa ou nutritivos. Por exemplo, alguns procariontes utilizam o ácido sulfídrico como nutriente, mas esse gás é tóxico para animais. A velocidade do metabolismo, o metabolismo basal, também determina a quantidade de comida necessária para um organismo..
Uma característica do metabolismo é a semelhança de vias metabólicas básicas e de componentes produzidos entre espécies muito diferentes. Por exemplo, os ácidos carboxílicos, que são mais conhecidos como intermediários no ciclo do ácido cítrico são presentes em todos os organismos. Eles existem em organismos tão diversos como a Escherichia coli unicelulares e multicelulares enormes como o elefantes. Essas semelhanças marcantes no metabolismo são provavelmente devido à alta eficiência dessas vias..
O metabolismo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biochemistry/2111660-metabolismo/

Comentários