preparar solo para mudas



Resumo escrito por:FlordaLua
Cuidados com o Solo, Canteiros & Plantas

O solo dos canteiros deve ser revolvido até 30 cm de profundidade, retirando ervas daninhas, pedras e raízes, adicionar adubo animal de curral bem curtido


 cerca de 2km/m2 de solo; adicionar também 50gramas de cal apagada por m2 de canteiro. Deve se aguardar o prazo de 8 a 10 dias para começar a plantar hortaliças. Na véspera do dia do plantio o canteiro deve ser regado em excesso.
Canteiros, medidas ideais: a largura do canteiro deve ser de no máximo 1 metro para facilitar o acesso ao meio para tirar ervas daninhas ou colher. O comprimento poderá ser o que se desejar, porém, canteiros muito longos cansam o jardineiro, que precisa dar a volta enquanto está trabalhando. O ideal é fazer de 3 a 4 metros, deixando uma passagem.
Estaqueamento: algumas plantas, como as do pimentão, pimenta e outras, necessitam de tutores para se manterem eretas. Bambus são ótimos para isto, são duráveis e fáceis de achar.
dica: amarre com um cordão de algodão, fazendo um oito para evitar estrangular o talo.
Plantas como a do tomate, ervilhas, feijão e vagem necessitam de treliças para se enredar, o que também pode ser feito com bambu ou sarrafos velhos. se o canteiro dessas plantas for feito junto a uma cerca a tela pode ser usada como suporte.

Fonte: Almanaque Shelton – edição 2010

Cuidados com o Solo, Canteiros & Plantas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/agronomy-agriculture/2352897-cuidados-com-solo-canteiros-plantas/

Comentários