Os Estados Físicos da Matéria




   

   Os estados físicos da matéria depende do grau de agregação das partículas da matéria, ao sofrer uma mudança de estado, a matéria sofre alterações macroscópicas



 (ex:volume) e microscópicas (ex:arranjos das partículas) sem alterar porem, sua composição.
   Existem 3 estados da matéria: Solido,Liquido e Gasoso. Podemos alternar entre esses estados variados a temperatura e a pressão.
   Considerando o grau de agregação das partículas, temos do maior para o menos:
   Sólido>Liquido>Gasoso
   No sólido as partículas estão muito agregadas e a sua forma e volume são fixos.
   No liquido as partículas estão mas livres, devido a isso a sua forma é a do recipiente que comporta a substancia liquida, porem seu volume se mantem.
   No Gasoso porem, tanto a forma quanto o volume variam de acordo com o recipiente que comporta a substancia gasosa, devido a alto grau de liberdade das partículas (ou baixo grau de agregação.)

                                                      Mudançasde estado físico
   Existem Varias mudanças de estado da matéria, de fato existe uma mudanças de cada estado para cada estado, com exceção do solido e do gasoso, que recebem o mesmo nome... Sendo assim temos (3*2-1) 5 mudanças de estado, são elas:
   Fusão:
   Mudança do estado sólido para o liquido, como ocorre com a fusão de metais para produção industrial.
   Vaporização:
Mudança do estado líquido para o gasoso, vemos frequentemente essa mudança, como por exemplo na evaporação de uma poça d'água
   Condensação (liquefação):
Mudança do estado gasoso para o liquido, também vemos frequentemente esse fenômeno, como por exemplo, nas gotículas de água que vemos na geladeira.
   Solidificação:
Mudança de estado do liquido para o solido, como ocorre por exemplo na criação do gelo.
   Sublimação:
Mudança direta do estado sólido para o gasoso, ou vice-versa. Não vemos normalmente no dia a dia essa mudança, porem ela é muito utilizada no processo de purificação.

                                                Diagramas de mudança de estado físico
   Se criarmos um gráfico que representa a variação de temperatura das substancias em relação ao tempo teremos os diagramas de estado físico da matéria
   Com isso, poderemos diferenciar as substancias em substancias puras e misturas, essas ultimas podemos ainda diferenciar algumas misturas especiais, chamadas de eutéticas e azeotrópicas.
   Nas substancias puras, o gráfico criara 2 patamares(dois momentos que a variação de temperatura se mantem constante durante certo período) esses patamares representam as mudanças de estado. Em outras palavras, nas mudanças de estado a temperatura se mantem constante.
   Nas misturas não existem esses patamares e na maioria dos casos nas mudanças de estado (tanto na ebulição quanto na fusão) a temperatura não é constante (nota, sempre que tanto a temperatura de fusão quanto a de ebulição for constante, estaremos falando de substancias puras, em outro caso sera uma mistura.)
   Porem existem misturas que ou a temperatura de fusão ou a de ebulição são constantes durante a mudanças de estado(e apenas numa delas, nunca nas duas ao mesmo tempo).
   No caso da temperatura de fusão for constante, sera uma mistura eutética.
   Já no caso que a temperatura de ebulição for constante, se trata de uma mistura azeotrópica.


Comentários